3ª edição do Índice da Excelência premeia três empresas do setor do turismo

Já são conhecidos os resultados da terceira edição do Índice da Excelência, um estudo desenvolvido pela Neves de Almeida / HR Consulting para traçar um quadro do clima organizacional e apontar as empresas que mais se destacam. Os resultados, baseados nas respostas dos colaboradores de quase duas centenas, apontam quais os fatores de retenção de talento nas organizações e permitem potenciar boas práticas de gestão.

Na categoria das Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), no TOP 10 identificado surgem duas empresas do setor do turismo: o Grupo Hotéis Real posiciona-se no 3º lugar e os Altis Hotels estão em 7º lugar.

Já no que diz respeito às Médias Empresas (entre 51 e 250 colaboradores), o destaque no setor do turismo vai para o Penha Longa Resort, que ocupa a 7ª posição do ranking de 10.

Há ainda lugar para os vencedores por setor e, no setor da Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino o grande vencedor é o Penha Longa Resort.

“O destaque obtido pelas empresas vencedoras neste Índice da Excelência 2018 torna-se a evidência da importância que as mesmas atribuem ao desenvolvimento dos seus colaboradores e à implementação de processos eficazes de gestão organizacional. O resultado é a satisfação destes profissionais e uma relação bem-sucedida entre a organização e as suas Pessoas, com o impacto natural da mesma numa estratégia alargada de atuação”, diz Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting.

O estudo desenvolvido integrou as respostas a questionário de colaboradores oriundos de cerca de 200 empresas participantes. As conclusões obtidas possibilitam determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal, mas igualmente dar a cada empresa participante a oportunidade de adquirir informação relevante para a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu ativo humano e os seus principais fatores de retenção. Permite às organizações terem noção do nível de satisfação dos seus colaboradores face a diferentes áreas de atuação, medir o nível de compromisso dos colaboradores com a organização e identificar o seu Fator X – aquele (ou aqueles) fator(es) em que se destacam pela positiva.

A metodologia de avaliação desenvolvida integra a análise de dimensões complementares da excelência do relacionamento com os colaboradores, da dinâmica organizacional, processos, clima e gestão de recursos humanos.