4.ª Bolsa de Empregabilidade com 10.000 ofertas de trabalho em Turismo

by Rita Inácio | 13 Fevereiro 2019 12:45

A 4.ª Bolsa de Empregabilidade[1] acontece nos dias 15 e 16 de março, no Pavilhão Multiusos da FIL – Feira Internacional de Lisboa, e vai disponibilizar, com o apoio do Turismo de Portugal e da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), 10.000 ofertas de trabalho em turismo provenientes de cerca de 80 empresas da área.

De acordo com dados retirados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no 3.º trimestre de 2018, as atividades ligadas ao Alojamento e à Restauração e Similares empregaram 351 mil indivíduos, mais 5 mil do que no 3.º trimestre de 2017.

Olhando para o panorama geral, no que diz respeito à população empregada, houve um aumento de 1,6%  no 4.º trimestre de 2018, face ao período homólogo, valor que contrabalança a estagnação da taxa de desemprego, que já por três trimestres assume o valor de 6,7%.

O evento procura impulsionar a empregabilidade nacional ao mesmo tempo que contribui positivamente para a redução do desemprego jovem e de longa duração. Valores que atualmente, face ao 4.º trimestre de 2018, se situam nos 19,9% e 47,8% respetivamente, menos 3,6% e 6,3% para o trimestre homólogo.

“O crescimento orgânico da Bolsa de Empregabilidade é o reflexo do crescimento turístico. O turismo hoje, é sem dúvida, um dos pulmões da economia nacional e um dos responsáveis pela redução da taxa de desemprego nacional. A Bolsa de Empregabilidade pretende continuar a acompanhar as necessidades de contratação das empresas e a contribuir para o aumento da sua competitividade”, afirma António Marto, secretário-Geral do Fórum Turismo, sobre a iniciativa.

Endnotes:
  1. Bolsa de Empregabilidade: http://www.bolsadeempregabilidade.pt

Source URL: https://www.ambitur.pt/4-a-bolsa-de-empregabilidade-com-10-000-ofertas-de-trabalho-em-turismo/