4.ª edição do SUTUS by Les Roches regressa em setembro para falar de turismo espacial e subaquático

O SUTUS (Space & Underwater Tourism Universal Summit) by Les Roches regressa a 26, 27 e 28 de setembro para a sua 4.ª edição, onde estarão presentes mais de 50 oradores de todo o mundo para falar do turismo espacial e subaquático.

Sob o título “Para além das fronteiras”, o evento vai explorar novos territórios para abordar os modelos de negócio emergentes no turismo de luxo. Uma oportunidade para um setor em constante crescimento, capaz de mobilizar milhões de viajantes, de renovar as empresas a partir do seu interior e de impulsionar os esforços inovadores dos agentes e das empresas envolvidas.

De facto, um relatório de 2019 da empresa financeira suíça UBS estima que os voos comerciais para o espaço exterior poderão tornar-se uma indústria de 23 mil milhões de dólares até 2030.  Uma tendência que também atinge o domínio subaquático, que registou um crescimento significativo nas últimas décadas. Atualmente, o turismo representa 40% da economia azul, a maior fatia no valor das exportações, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

“Desde 2001 que é possível ir à Estação Espacial Internacional como turista individual. O turismo espacial e subaquático já eram uma realidade em 2019, quando nasceu a SUTUS, mas não havia nenhum fórum de discussão que abordasse estas questões em profundidade. Em nenhum lugar do mundo”, afirma Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches.

Com um formato híbrido, e duas sessões presenciais, em Marbella, Espanha, no dia 26, e em Crans-Montana, Suíça, no dia 28, o programa será estruturado em torno de painéis específicos de especialistas em temas como o papel da indústria comercial, tipos de voos para o espaço, o perfil do viajante, novos territórios no oceano, património cultural subaquático e sustentabilidade.

“A indústria do turismo espacial e subaquático, que ainda está a dar os primeiros passos, precisa de ser apoiada por profissionais que possam acrescentar valor. A extensão do SUTUS ao campus de Crans-Montana, na Suíça, permitir-nos-á estabelecer contato com um novo ecossistema empresarial, expandir a rede de contatos e chegar a mais participantes. É uma oportunidade magnífica para todos nós e uma fonte de orgulho para aqueles que, há 10 anos, sonhavam em construir um evento como este”, explica Carlos Díez de la Lastra.

Organismos como a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Agência Espacial Espanhola, JAXA e empresas como PROTEUS™ de Fabien Cousteau, Axiom Space, Triton Submarines ou Halo Space, confirmaram a sua presença.