• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
02/12/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Solférias e Sonhando rumam juntas para Zanzibar no verão 2023

    Soltrópico anuncia Zanzibar como novo destino para 2026

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    SALTO mostra como está a moldar o futuro da hotelaria na Decor Hotel 2023

    Na Decorhotel com… Salto Systems

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Voltas de golfe no Algarve crescem no 1º semestre

    Algarve: Não há uma indústria que esteja a monitorizar a utilização de água como os campos de golfe

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Solférias e Sonhando rumam juntas para Zanzibar no verão 2023

    Soltrópico anuncia Zanzibar como novo destino para 2026

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    SALTO mostra como está a moldar o futuro da hotelaria na Decor Hotel 2023

    Na Decorhotel com… Salto Systems

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Voltas de golfe no Algarve crescem no 1º semestre

    Algarve: Não há uma indústria que esteja a monitorizar a utilização de água como os campos de golfe

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

“É bom chegar aos 100 anos com tudo em ordem”

08/09/2017
em Sem categoria
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Sem categoria
0
PARTILHAS
131
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Acabado de celebrar o Centenário do seu grupo hoteleiro, Alexandre de Almeida, terceira geração de uma família dedicada à hotelaria, esteve à conversa com a Ambitur em mais uma Grande Entrevista. No seu mais recente hotel, Jerónimos 8, o hoteleiro voltou atrás no tempo para nos contar um pouco da sua história e mostrou-se sereno quanto ao futuro da cadeia, afirmando apostar agora na consolidação para depois então poder ganhar escala, talvez através da gestão de outras unidades hoteleiras.

A crise económica mundial afetou as cadeias hoteleiras portuguesas financeiramente. O que se retira ao nível da gestão, depois de passarmos esta fase?
Retira-se fundamentalmente que ninguém tem o futuro nas mãos. Tivemos de reaprender o nosso negócio. Mas também temos de ver que em 2008 o mundo muda para o online. Coincide tudo, há um volte-face. Isso fez-me ver como é que temos de trabalhar, fez-nos ser muito mais pragmáticos, focarmo-nos no que é essencial. Fez-nos pensar que cada euro que não se ganha é um euro perdido para o futuro. E é bom chegar aos 100 anos com tudo em ordem.

Em 2011, o Grupo lançou uma parceria inédita com o grupo Lágrimas Hotels & Emotions. Que balanço faz dessa iniciativa?
Havia uma grande pressão sobre ambos os grupos. Um aspeto era a escala e outro era que os grupos cruzassem competências. Obviamente que se aprendeu. Deu para perceber que cada vez mais o essencial são as equipas, a dinâmica e a sintonia da equipa. Eu e o Dr. Miguel Júdice tivemos o melhor dos entendimentos mas notávamos que a nível das equipas o trabalho não era o que deveria ser. O que seria mais normal seria começar do zero. Mas isso também era impossível. Mas foi bom pela escala que permitiu, pelos ganhos que conseguimos, de um lado e de outro. Entretanto apareceu uma boa possibilidade do grupo Lágrimas desinvestir da hotelaria, e a coisa esgotou-se. Mas ganhámos mais reconhecimento.

Como está hoje o Grupo Hotéis Alexandre de Almeida, qual a estratégia que segue para os próximos anos em termos de desenvolvimento?
Estivemos extremamente descompensados, agora já vemos a luz ao fundo do túnel. Em termos de futuro é consolidar. Começo a ter receio de novos investimentos em Lisboa. Preocupa-me cada vez mais a cidade de Lisboa fora de época, de dezembro a março, com tantos hotéis a abrir. É verdade que, de abril a outubro, a receita gerada permitirá muito resultado, mas nos restantes meses será um apagão espiritual. Assusta-me também a pressão que, mais dia, menos dia, surgirá em Lisboa sobre os preços, devido ao grande aumento de oferta de alojamento.
Acredito muito no futuro do Hotel Praia Mar Carcavelos, que vai ter o campus da Universidade Nova, uma nova urbanização e está na praia. É um ativo que tenho a certeza que terá sucesso. Graças a esta perspetiva já está em obras de beneficiação.
O Curia Palace Hotel está bem mas a antiga quinta requer remodelação para ser um foco cultural, um produto novo a ser utilizado pelos hóspedes, coisa que não aconteceu por conta da crise. Em 2008 ficámos sem dinheiro para nada. Penso que agora sim. E depois estaremos preparados para o Buçaco.

O grupo precisa de escala para ser mais competitivo?
De momento precisa primeiro de consolidar, de ganhar fôlego para se ir com muita calma, sem dependência da banca, noutro modelo. Obviamente que a gestão está sempre no foco, hotéis no interior que estão infelizmente mais condenados do que nós. Mas sim, a escala poderia ir por aí, era absolutamente possível. E depois com novas unidades nossas, mal tivéssemos meios para o efeito.

O modelo dos Hotéis Alexandre de Almeida é para continuar na base que tem seguido?
Comparando com os grandes grupos nacionais, é uma proposta de valor. Gostava mais de estar num registo dos Hotéis Heritage, muito calmos, a fazer dinheiro. O meu objetivo é manter os hotéis mas tê-los como uma referência absoluta, melhorá-los, ter um produto que se possa diferenciar pela qualidade das instalações e pelo serviço prestado.
A criar um novo hotel, quereria que fosse atual, do ano. Se for em 2020, que seja um hotel datado de 2020. Uma realidade dos Hotéis Alexandre de Almeida é que o conceito do hotel à época é respeitado. Se vou ao Curia Palace Hotel vejo um hotel de 1926, se vou ao Buçaco é um Palace Hotel dos anos 20, se vou para Carcavelos é um hotel dos anos 60, estão datados. Quando fizemos o Jerónimos 8 não valia a pena estar a recriar um hotel histórico. E o que é importante é termos produtos hoteleiros conforme o tempo em que se vive, em que eles são criados. Hoje em dia o Buçaco é vintage, na altura era moderníssimo, com Arte Nova e Art Déco; a Curia que hoje nos parece um hotel histórico na altura era um projeto arrojadíssimo. O Jerónimos 8 é um hotel contemporâneo, aliás foi o primeiro hotel design em Portugal, da cadeia Design Hotels, mais uma parceria nossa para lançar o hotel dentro de determinado segmento.

Relativamente à concessão do Palace Hotel do Buçaco, está tudo em aberto para se chegar a um entendimento em que todos ganham?
O objetivo é esse. Todos temos noção do que é destino Buçaco, do futuro do hotel inserido num produto cultural que é o Buçaco. Nós temos 100 anos dessa experiência. Em 2003 apresentámos a nossa proposta ao Estado, era uma proposta de continuidade, de evolução do Buçaco, não tínhamos imaginado qualquer crise. Se calhar ainda bem que não avançou porque se calhar estaríamos numa situação difícil. Há males que vêm por bem. Mas há um mal que não vem por bem, que é este protelar tudo. Metade dos quartos datam do início da última concessão, foram todos remodelados no início dos anos 90, portanto os nossos melhores quartos têm 25 anos. O Buçaco carece. Isso permitir-nos-ia faturar mais e pagar uma renda maior à Fundação Mata do Buçaco. Felizmente o Buçaco está a ter o melhor ano de sempre, temos tido as melhores apreciações do hotel. Claro que há quem denote que o hotel está a carecer de investimento, especialmente a nível do alojamento. Mas explicamos-lhes o que se passa e rapidamente percebem. E praticamos preços consonantes com a experiência oferecida, há um equilíbrio. Mas creio que está tudo encaminhado. Cabe à Fundação, que no seu conselho de administração tem também o Turismo de Portugal, como outras entidades associativas. Mas fundamentalmente quem tem o poder decisório acaba por ser a Câmara Municipal da Mealhada, ela é que representa o município.

Olhando para a Região Centro, onde o grupo detém três hotéis, quais as vossas expectativas?
O Curia Palace Hotel tem a menor taxa de ocupação dos nossos hotéis (40%); depois vem o Buçaco com 45% e 50% para o Astória de Coimbra. O Jerónimos 8 tem 52% de taxa de ocupação, porque é Belém, funciona quando há eventos aqui à volta, o turismo de lazer não vem para cá; o Metrópole no Rossio andará à volta dos 70% e o Praia Mar mais de 60%.
Quando olho para o Centro, vejo aqueles resultados, claro que não é bom. A questão é que para a Curia, em particular, o cenário é perfeitamente dececionante. Tem um hotel fechado, o Grande Hotel da Curia,; outro hotel falido. A minha quota de mercado aumentou mas o nível de receitas manteve-se.
O Centro é uma utopia, não existe. Não há nenhum território turístico que não esteja agregado a uma marca. E essa marca normalmente é uma denominação geográfica pela qual esse território é conhecido. Em todo o mundo é assim. Centro é a designação oficial de uma entidade, não é uma marca turística.

Chegou a hora do Centro se reestruturar e recuperar as marcas que já teve?
As marcas têm que ser recuperadas. As pessoas querem marcas com uma conotação direta à componente geográfica e territorial. Sem isso não vale a pena. E nós estamos a pagar por isso.
Vamos deixar o interior do país morrer? Os investimentos estão feitos, o que é que pode fazer viver esses investimentos? Não são atrações, é a divulgação, a promoção. Já que Portugal está em alta, é preciso explicar lá fora, comunicar que o interior do país é impecável. Portugal é uma mancha territorial relativamente pequena, tem uma ótima rede viária, permite a deslocação por destinos completamente diversificados, e isso não está a ser feito.
Nós estamos a sair de uma situação de crise, tivemos que apertar o cinto, mas não podemos viver só do online. É preciso ir buscar mercados emissores importantes para Portugal. Falo da Suíça, da Alemanha, da Europa Central, França.
Há dois anos Portugal cortou o stand nacional na Top Resa de Paris, que é a maior feira de turismo francesa. E grave é que os números do mercado francês estavam a subir. O Turismo de Portugal cortou o Japão, entende-se que o mercado chinês é que é bom, não se sabe é que o gasto médio do turista chinês é miserável, e não se quis ver que o número de Chineses que vêm para Portugal é muito inferior ao número de Japoneses que vinham quando tínhamos a delegação lá.
É preciso ter equipas no terreno. Bater à porta dos operadores turísticos, organizar eventos, trazê-los. E este trabalho não está a ser feito porque houve um desinvestimento fortíssimo da promoção turística de Portugal no terreno. É preciso estimular a visitação de Portugal, e isso tem que ser feito pelo Turismo de Portugal.

 

*Esta é a 1ª Parte da Grande Entrevista publicada na Edição Nº 303 da Ambitur.

Artigo anterior

Mallus Agroturismo: No coração do Douro Vinhateiro

Próximo artigo

Volta Nacional: “Ryanair quer ficar com 90 aviões da Alitalia”

Artigos Relacionados

Sem categoria

Volta Nacional: “Aviação: Pedrosa disponível para voltar a jogo na TAP”

15 de Novembro, 2024
51
Um Halloween supernatural no W Algarve
Eventos

Um Halloween supernatural no W Algarve

16 de Outubro, 2023
165
Grande Real Villa Itália Hotel & Spa ganha um novo ritmo ao som de jazz e blues
Explore

Grande Real Villa Itália Hotel & Spa ganha um novo ritmo ao som de jazz e blues

24 de Agosto, 2023
163
Volta à Imprensa

Volta Nacional: “Governo arrisca crime de desobediência se negar parecer sobre despedimento de CEO”

20 de Abril, 2023
96
Próximo artigo

Volta Nacional: “Ryanair quer ficar com 90 aviões da Alitalia”

Notícias Populares

  • Castelos do Tejo: uma proposta de roteiro e de viagem panorâmica ao centro de Portugal

    Castelos do Tejo: uma proposta de roteiro e de viagem panorâmica ao centro de Portugal

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Opinião: “A Sustentabilidade no Setor do Rent-a-Car”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • The Yeatman: onde a tradição e a elegância se juntam para celebrar a época festiva

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Cascais promete animação para toda a família, neste Natal

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Grupo SATA com reforços na operação de inverno e novidades para o verão

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

SPV: “Mais do que uma mudança de imagem, o rebranding é sobre estar próximos das pessoas e ter ambição para o futuro”
2 Dezembro 2025
SPV: “Mais do que uma mudança de imagem, o rebranding é sobre estar próximos das pessoas e ter ambição para o futuro”
João Amaral deixa Voltalia e ruma a cargo de CEO da americana Principle Power
2 Dezembro 2025
João Amaral deixa Voltalia e ruma a cargo de CEO da americana Principle Power
PreZero ganha concurso de gestão de resíduos orgânicos da Águas e Energia do Porto
2 Dezembro 2025
PreZero ganha concurso de gestão de resíduos orgânicos da Águas e Energia do Porto
Governo vai reforçar fiscalização e segurança de barragens
2 Dezembro 2025
Governo vai reforçar fiscalização e segurança de barragens

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC