Trinta anos depois, a cidade de Aveiro acolhe mais um congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT). O evento, que decorre de 8 a 11 de dezembro, e que foi ontem apresentado em Lisboa, tem como tema “Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade”.
Aos presentes, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, explicou as razões que estão por trás da escolha do tema: “Liberdade de escolha porque neste mundo globalizado e digital continua a ser um valor muito importante. Provavelmente, e sobretudo, no mundo digital, é maior a percepção do consumidor de que tem liberdade de escolha do que na realidade tem. E como veremos ao longo do nosso congresso, um dos bons agentes que ainda temos na economia que favorece a liberdade de escolha são, sem dúvida, os agentes de viagens. Fatores de competitividade porque nos preocupa sempre o futuro e o futuro dependerá dos nossos fatores de competitividade e do modo como os conseguiremos trabalhar”.
Como anunciou o responsável, o congresso irá iniciar-se, na linha dos anteriores, com a intervenção de um destacado economista português sobre o tema dos “Desafios e a Responsabilidade de ser Português”, seguido depois de três grandes temas: “Consumidor do Futuro e o Futuro das Agências de Viagens”, “Fatores de Competitividade: Uma Estratégia para Portugal” e ”Fatores de Competitividade: Estratégias para as Empresas”.
Afirmando que “todo o eixo Coimbra-Aveiro é muito favorável no nosso país”, Pedro Costa Ferreira mostrou-se confiante no que à adesão ao congresso diz respeito. “Vamos voltar a aproveitar o congresso para fazer um ponto de situação das nossas vidas a nível micro e macro e fazer uma tentativa de estabelecer as nossas principais prioridades a nível micro e macro”, afirmou.
Na mesma ocasião, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional do Centro, destacou “a coincidência de um dos slogans do congresso tratar de uma das grandes preocupações do Centro de Portugal” – a competitividade. “A competitividade faz parte dos três C´s da estratégia do Centro – crescimento, competitividade e coesão”, deu conta o responsável, acrescentando que o Congresso de 2016 da APAVT “traz para o Centro as maiores e mais qualificadas variáveis da operação turística que são os agentes de viagens”.
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, deu conta ainda que a realização do congresso na cidade é “ um incentivo para um conjunto de investimentos a pretexto de nos qualificarmos para este desafio, para o gerirmos bem, mas obviamente para ficarmos qualificados para outros desafios”. O autarca destacou ainda o lançamento, na passada segunda-feira, da campanha de marketing territorial da cidade, intitulada “Aveiro, Cidade dos Canais”.