42º Congresso da APAVT debate consumidor e competitividade

Trinta anos depois, a cidade de Aveiro acolhe mais um congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT). O evento, que decorre de 8 a 11 de dezembro, e que foi ontem apresentado em Lisboa, tem como tema “Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade”.

 
Aos presentes, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, explicou as razões que estão por trás da escolha do tema: “Liberdade de escolha porque neste mundo globalizado e digital continua a ser um valor muito importante. Provavelmente, e sobretudo, no mundo digital, é maior a percepção do consumidor de que tem liberdade de escolha do que na realidade tem. E como veremos ao longo do nosso congresso, um dos bons agentes que ainda temos na economia que favorece a liberdade de escolha são, sem dúvida, os agentes de viagens. Fatores de competitividade porque nos preocupa sempre o futuro e o futuro dependerá dos nossos fatores de competitividade e do modo como os conseguiremos trabalhar”.

 
Como anunciou o responsável, o congresso irá iniciar-se, na linha dos anteriores, com a intervenção de um destacado economista português sobre o tema dos “Desafios e a Responsabilidade de ser Português”, seguido depois de três grandes temas: “Consumidor do Futuro e o Futuro das Agências de Viagens”, “Fatores de Competitividade: Uma Estratégia para Portugal” e ”Fatores de Competitividade: Estratégias para as Empresas”.

 
Afirmando que “todo o eixo Coimbra-Aveiro é muito favorável no nosso país”, Pedro Costa Ferreira mostrou-se confiante no que à adesão ao congresso diz respeito. “Vamos voltar a aproveitar o congresso para fazer um ponto de situação das nossas vidas a nível micro e macro e fazer uma tentativa de estabelecer as nossas principais prioridades a nível micro e macro”, afirmou.

 
apresentaçao congresso apavtNa mesma ocasião, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional do Centro, destacou “a coincidência de um dos slogans do congresso tratar de uma das grandes preocupações do Centro de Portugal” – a competitividade. “A competitividade faz parte dos três C´s da estratégia do Centro – crescimento, competitividade e coesão”, deu conta o responsável, acrescentando que o Congresso de 2016 da APAVT “traz para o Centro as maiores e mais qualificadas variáveis da operação turística que são os agentes de viagens”.

 
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, deu conta ainda que a realização do congresso na cidade é “ um incentivo para um conjunto de investimentos a pretexto de nos qualificarmos para este desafio, para o gerirmos bem, mas obviamente para ficarmos qualificados para outros desafios”. O autarca destacou ainda o lançamento, na passada segunda-feira, da campanha de marketing territorial da cidade, intitulada “Aveiro, Cidade dos Canais”.