49ª Conferência anual da EHMA arranca hoje em Lisboa

A 49ª Conferência da European Hotel Managers Association (EHMA) acontece nos dias 10 a 12 de fevereiro, na capital portuguesa. O Ritz Four Seasons de Lisboa recebe os membros, que farão o ponto de situação da associação e discutirão o momento atual do setor hoteleiro.

Em antecipação ao evento, a organização da EHMA realizou uma conferência de imprensa com os jornalistas, que contou com declarações de Panos Almyrantis, presidente da associação, Stephan Satokkermans, primeiro vice-presidente, Pawel Lewtak, vice-presidente, e Francisco Pereira da Silva, presidente do Comité Organizador.

O principal assunto em discussão foi o próprio tema da conferência, “Inspiring the future”, que se liga ao tema do ano passado “It’s all about passion”. Trata-se, como refere Panos Almyrantis, de “combinar a paixão com a visão de futuro, formar os membros para utilizarem todas as informações valiosas que vamos ouvir aqui”.

O tema terá destaque no segundo dia do evento, o ‘Educational Day’, e contará com figuras proeminentes de diferentes indústrias, que foram convidadas para enriquecerem o debate.

“Estamos a tentar obter várias perspetivas de diferentes profissões, de diferentes culturas, de diferentes aplicações, para as incutir nos nossos membros e fazê-los aplicá-las na indústria da hospitalidade”, salienta o presidente da EHMA.

Mas o esforço tem de vir também de dentro. Enquanto associação, a EHMA afirma a importância da colaboração com as escolas hoteleiras, que são “o alvo” principal no que toca a inspirar o futuro. “Já vimos no passado muitos estudantes saírem da indústria, e agora é muito importante recuperar esses estudantes”, defende Stephan stokkermans.

O primeiro vice-presidente da EHMA mostra-se feliz com o aumento de escolas hoteleiras a estabelecerem contacto com a associação, mas considera que a mudança também deve ser feita noutro eixo: não só importam as escolas de hotelaria, como também as camadas mais experientes. Stephan Stokkermans reconhece que a hotelaria precisa “de pessoas mais jovens, que estão a formar-se e a evoluir, mas também de pessoas séniores, que podem voltar à indústria, e que podem fazer a diferença”.

Pawel Lewtak salienta esta ligação entre a herança e a visão de futuro. “Estamos aqui para tentar resolver os desafios de amanhã. Um deles é fortalecer a ligação com a nova geração e como atrair o talento novo para esta linda ocupação”, considera.

À margem do tema principal da conferência, todos os representantes da European Hotel Managers Association se mostraram empenhados naquele que é um tópico primordial, também ele respeitante às perspetivas de futuro da profissão.

“O futuro da indústria de luxo tem de passar por livrarmo-nos da ‘standardização’, e investir no toque humano”, referiu Stephan Stokkermans, insistindo na necessidade de se definir uma mudança de paradigma na sobre o que é a hospitalidade.

O primeiro vice-presidente faz uma comparação pela positiva com outros tipos mais neutros de ligação entre o cliente e o hoteleiro, como aplicações ou ‘sites’ de agendamento, em que não há contacto humano.

Foi também abordada a questão da rotatividade entre pessoas de vários países na área da hotelaria. “Tal como aprendemos com diferentes gerações, também aprendemos com diferentes nacionalidades. É este elo que permite a nossa indústria crescer”, destaca Pawel Lewtak, sobre o tópico.

Como considera Panos Almyrantis, a indústria do turismo tem uma relevância grande na economia como um todo. O turismo é, segundo o diretor hoteleiro, um grande elemento na Europa. Por isso destaca a importância de mais uma conferência da European Hotel Managers Association. A associação sem fins lucrativos, que volta a Portugal passados 18 anos, assume-se como uma “associação de pessoas e não de hotéis”.

Na 49ª Conferência, será ainda feita a apresentação preliminar da tese “Is a hotel general manager the dream work for the future and why?”, realizada pelo Young EHMA 2023 Group.

O objetivo é “dizer-nos o que os estudantes sentem de nós, o que nos falta e o que podemos fazer para mudar e cultivar um solo fértil para aqueles que vierem a bordo se tornarem melhores profissionais de amanhã”, revela Panos Almyrantis.

Depois do ‘networking’, “uma parte muito importante destas reuniões anuais”, o “epítome” do evento dar-se-á com a entrega de prémios.

O “European Hotel Manager of the Year” será galardoar ao diretor de hotel que mais se tenha distinguido ao longo do ano de 2022. Mas antes será atribuído o “Sustainability Award”, ao diretor-geral hoteleiro mais bem-sucedido na aplicação dos meios sustentáveis de operar o seu hotel.

No final será atribuído o “EHMA Hans Koch Lifetime Achievement Award”, que homenageará um diretor-geral de Hotel que, ao longo da sua carreira, tenha contribuído significativamente para a evolução da indústria hoteleira assim como para a própria Associação. Este prémio recebe o nome do fundador da associação, falecido em 2021.

Por Redação Ambitur