Volta Nacional: “Sem euforias, hoteleiros apostam num ano recorde”

Público

“Legalidade de hostel em Monsanto questionada na Assembleia Municipal”

A legalidade da “obra de alteração e ampliação” que contempla a abertura de um hostel com 120 camas na Quinta da Pimenteira, em Monsanto, é questionada por várias forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Lisboa. A câmara mostra-se convicta de que a obra “não viola” o Plano Diretor Municipal (PDM), mas admite estar à espera de um parecer jurídico que sustente essa posição.

“PSD quer que PGR investigue Associação de Turismo de Lisboa”

O PSD quer que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue a Associação de Turismo de Lisboa (ATL), uma entidade que “é majestática” e “não presta contas a ninguém”, e as suas relações, de “promiscuidade”, com a Câmara de Lisboa.

“Grupo Pestana quer mais 10 hotéis até 2019”

O grupo Pestana vai abrir dez hotéis até 2019, um investimento médio anual entre os 35 e os 45 milhões de euros, que representa um acréscimo de cerca de mil quartos no portefólio do grupo hoteleiro. Num encontro com jornalista em Lisboa, o administrador do grupo, José Roquette, revelou que estão em desenvolvimento dez projectos, dos quais seis internacionais e quatro em Portugal, num investimento médio anual que oscilará entre os 35 e os 45 milhões de euros.

“Portugal volta a ser eleito para a direção da Organização Mundial de Turismo”

Portugal foi eleito para o conselho executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), entidade que pertence às Nações Unidas. No ato eleitoral, que decorreu ontem em Bogotá, na Colômbia, recebeu 29 de 33 votos possíveis. A última vez que tinha conseguido um lugar no órgão máximo da OMT foi em 2005.

“Investimento de 1000 milhões na ‘nova’ Vilamoura”

O master plan para a segunda fase de desenvolvimento de Vilamoura, um dos principais destinos turísticos do Algarve, abrange 400 hectares e foi apresentado há uma semana. Vilamoura prepara-se assim para receber novo fôlego, depois de ter sido comprada pelo fundo americano Lone Star já este ano por cerca de 200 milhões de euros.

 

Diário de Notícias

“Grupo Pestana investe 120 milhões para chegar aos cem hotéis”

O grupo Pestana pretende investir 120 milhões de euros até 2019. A meta foi traçada ontem por José Roquette, administrador da empresa, numa apresentação aos jornalistas em Lisboa. O grupo pretende aproximar-se da meta dos cem hotéis nos próximos quatro anos e disponibilizar mais 1500 quartos no mesmo período. A empresa vai abrir hotéis em cidades como Nova Iorque, Amesterdão, Madrid, Marraquexe e Rio de Janeiro.

 

Jornal I

“Dormidas sobem 6,7% em julho”

A hotelaria registou 6,1 milhões de dormidas em julho, um aumento de 6,7% face ao mesmo mês de 2014. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os estabelecimentos hoteleiros receberam 1,9 milhões de hóspedes em julho, mais 8,8% do que no período homólogo.

 

Diário Económico

“Portela com novo recorde superou dois milhões de passageiros em julho”

O tráfego nos aeroportos nacionais continua numa rota de franco crescimento, batendo recordes consecutivos e posicionando-se como os de melhores registos do sector a nível europeu. Segundo diversas organizações independentes que recolhem estatísticas sobre o tráfego de passageiros e de carga aérea, entre Janeiro e Julho, o aeroporto de Lisboa já ultrapassou a barreira dos 11 milhões de passageiros, registando um crescimento de 12,3% face ao período homólogo. Julho registou novo histórico, acima de dois milhões de passageiros.

“Acordo para usar Montijo ainda poderá ser assinado este mês”

O memorando de entendimento que está a ser preparado entre o Governo português; a Vinci, concessionária dos aeroportos nacionais geridos pela ANA; a Força Aérea; e a Câmara Municipal do Montijo para utilização da base aérea local para funcionar como complemento ao aeroporto da Portela poderá ser ainda assinado até ao final do presente mês, apesar do tempo já ser escasso antes de este Governo cessar funções executivas.

“Metade do negócio do Pestana já será no estrangeiro até 2019”

“Estado e vinte privados na corrida a verbas comunitárias para o Tejo”

Mais de duas dezenas de empresas privadas juntaram-se ao Estado e a diversas empresas do Setor Empresarial do Estado (SEE) para formar um consórcio designado “Via Lisboa” para concorrer aos fundos comunitários que Bruxelas irá disponibilizar até 2020.

Jornal de Negócios

“Sem euforias, hoteleiros apostam num ano recorde”

A expectativa é de que a atividade turística cresça a um ritmo entre 5 e 7% nos últimos meses de 2015, abaixo do que foi registado até julho. Os hoteleiros estão cautelosos, mas não fecham a possibilidade de um ano sem precedentes.

“Indicadores positivos alastram a todas as regiões turísticas”

Mês após mês, os números do Instituto Nacional de Estatística vão consolidando a tendência: o turismo nacional está a crescer. Apesar de ainda subsistirem assimetrias, todas as regiões turísticas notam subidas.

“Algarve estagnado tenta fugir ao fantasma da sazonalidade”

Os operadores hoteleiros já estão habituados à quebra nos meses de Inverno, mas não desistem de contrariar o fado da região. Há cada vez mais unidades a decidir fechar portas nesta altura, para fixar rentabilidade.

“Companhias aéreas low-cost tornaram Açores na região que mais cresce”

“Os Açores vão continuar a ser o motor, a locomotiva” no que respeita ao crescimento homólogo da atividade turística. Quem o garante é o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Luís Veiga.

Desde que as companhias aéreas “low-cost” easyJet e Ryanair entraram na região em março deste ano – com a liberalização do respetivo espaço aéreo – o arquipélago ocupa o primeiro lugar de crescimento no que respeita as dormidas.

“Portugal vai dirigir Organização Mundial de Turismo”

“Grupo Pestana vai investir em dez novos projetos até 2019”

“Controladores aéreos espanhóis vão fazer greve”

Os controladores aéreos espanhóis apresentaram um pré-aviso de greve de 12 horas a 26 de setembro e a 3 de outubro, em protesto contra as sanções impostas a colegas.

“Metro do Porto e STCP aprovam concessões”

“Tuk tuk só vão poder andar em Lisboa entre as 9h00 e as 21h00”

A circulação dos minicarros turísticos “tuk tuk” apenas poderá ser feita entre as 9h00 e as 21h00 e estará vedada a rua estreitas, anunciou o presidente da Câmara de Lisboa. As medidas deverão entrar em vigor ainda este mês.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.