65% dos espetadores do NOS Alive querem “conhecer a região”

Álvaro Covões, diretor da promotora Everything Is New, divulgou, recentemente, durante uma conferência de imprensa, os resultados de um estudo que dá conta que 65% das motivações dos espetadores estrangeiros do NOS Alive são o cartaz e ficar a conhecer a região. Só este ano, são esperados 21 mil estrangeiros no festival, que decorre entre os dias 6, 7 e 8 de julho no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, e que a mais de dois meses da abertura de portas tem esgotados os bilhetes diários e passes de três dia.
O estudo dá conta de uma procura acrescida de “casas de família” pelos visitantes estrangeiros (cerca de 48%). A mesma tendência não é seguida pelos portugueses, que optam, cada vez mais, por recorrer ao Airbnb (cerca de 27%).

Já a média de dormidas varia entre duas a quatro noites (cerca de 37%) para turistas estrangeiros. Por sua vez, o turismo interno prefere permanecer cinco ou mais noites no destino (cerca de 57%), representando, assim, a maior fatia.

Ainda de acordo com o relatório elaborado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Portuguese Music Festival, o ano passado deslocaram-se a Portugal mais de 60 mil estrangeiros para assistir a festivais de música portugueses. Desse valor, 32.137 foram espetadores do NOS Alive’16, o que significa 53% do total.
O estudo foi desenvolvido o ano passado, no recinto do NOS Alive, por uma estudante de mestrado em Gestão Internacional, da Nova School of Business & Economic. Baseia-se na análise de 1885 questionários válidos, dos 2000 recolhidos aleatoriamente durante os três dias do festival.

Os dados foram distinguidos em duas categorias: locais (residentes em Portugal) e internacionais (residentes no estrangeiro). Dos questionários analisados, 83% dos inquiridos são portugueses (47% residentes na região de Lisboa e 53% do resto do país) e 1047 estrangeiros. A amostra é composta por 46% de inquiridos do sexo feminino e 54% do sexo masculino.