“A utilização de tecnologias avançadas que melhoram a experiência do cliente, bem como a oferta de uma ligação Wi-Fi segura e de qualidade, é um fator diferenciador na indústria do turismo, especialmente no alojamento. De facto, estima-se que 70% dos viajantes procuram hotéis e apartamentos turísticos tecnologicamente avançados, bem como uma ligação Wi-Fi estável e segura”, começa por dizer David Carrión, diretor da unidade de comunicações de fibratel.
A digitalização do setor do turismo é fundamental para garantir o crescimento da procura em alojamento, transporte e diferentes pontos de interesse, não só através da adoção de tecnologias disruptivas, mas também através da otimização das tecnologias básicas, como a ligação à Internet.
De facto, com o aumento do teletrabalho, é cada vez mais frequente a procura crescente de uma boa ligação à Internet nos alojamentos turísticos, que permita trabalhar sem complicações. 99% dos hotéis e apartamentos de férias tem Wi-Fi nas suas instalações. No entanto, em muitos casos, esta não é eficiente, o que se traduz numa ligação deficiente ou mesmo inexistente em determinadas zonas do alojamento, em lentidão durante a utilização e mesmo na impossibilidade de a utilizar em diferentes dispositivos.
Para melhorar este serviço, fundamental para garantir o crescimento do setor do turismo, a fibratel propõe três fórmulas para hotéis:
- Criar uma infraestrutura Wi-Fi adequada: Fornecer cobertura a todas as áreas do alojamento para garantir a ligação independentemente do local onde o hóspede se encontra. Por outro lado, é necessário garantir a disponibilidade da rede Wi-Fi, que deve ser de alta qualidade, de alta velocidade e sem cortes. Por último, a ligação deve ser protegida, garantindo que a informação do cliente está sempre protegida.
- Monitorizar a rede: É importante dispor de ferramentas para monitorizar o estado da rede em tempo real. O objetivo é encontrar possíveis falhas de desempenho e corrigi-las o mais rapidamente possível para garantir a continuidade do serviço.
- Largura de banda: É essencial conhecer as necessidades individuais do alojamento, tendo em conta que as ligações são cada vez mais simultâneas, mais largura de banda é consumida e o hóspede é mais exigente com a velocidade.
“Uma má ligação Wi-Fi pode mesmo significar perdas financeiras para o alojamento. Sendo um fator decisivo para muitos viajantes, a má qualidade da rede Wi-Fi pode contribuir para a perda de reservas de lazer e de negócios. A instalação de uma infraestrutura Wi-Fi adaptada às necessidades específicas de cada alojamento é um investimento com um período de ROI curto, pois melhora a experiência do cliente e traduz-se numa maior ocupação”, conclui David Carrión.