8 em cada 10 portugueses utilizam a internet para escolher o destino das sua férias

A internet é a fonte de informação mais utilizada pelos portugueses quando chega o momento de tomar decisões para a preparação do seu período de férias. Na preparação das suas férias, apesar de gostarem de ter algumas actividades planeadas, a maioria dos portugueses gosta de reservar tempo para poder, no local, decidir o que fazer. Esta é uma das principais conclusões do último estudo da Rumbo, hoje divulgado.

 

Para 81% dos portugueses a Internet é o meio ideal para recolher informação que ajude na tomada de decisão do destino das suas viagens e o tipo de férias pretendido. Depois da internet, surgem as agências de viagens como agentes de influência na decisão. A maioria dos inquiridos (cerca de 54%) afirma planear as suas férias em função de um destino, procurando, num momento posterior, quais as ofertas disponíveis. Cerca de 42% dos inquiridos tem as actividades que pretende realizar nas férias como factor de decisão.

 

No que diz respeito ao tempo despendido na preparação das viagens, conclui-se que os portugueses planeiam q.b.. Isto é, o planeamento começa sobretudo entre 1 a 3 meses antes das férias e a maioria dos portugueses, cerca de 70%, consulta alguma informação para programar algumas actividades sem investir nisso demasiado tempo. Os portugueses gostam, portanto, de ter planeadas algumas actividades e garantir que não perdem marcos importantes, deixando tempo livre para descobrir espontaneamente os destinos.

 

Quanto à reserva das viagens, a maioria dos portugueses prefere realizá-las directamente nas companhias aéreas e nos hotéis. As agências de viagens surgem em segundo e terceiro lugar, com as agências de viagens online serem as preferidas por cerca de 31% dos portugueses e as agências tradicionais por cerca de 29%.