8 programas para um fim de semana de diversão

8 programas para um fim de semana de diversão

Categoria Agenda, Home, Inside

Este fim de semana, só não sai de casa se não quiser. O sol está a brilhar e digno de passeio. Mas não pense que é preciso aproximar-se dos areais para desfrutá-lo. A Ambitur.pt quis ir para lá do óbvio.

Elegemos oito propostas alternativas às praias para sábado e domingo. E com um bónus: são praticamente todas gratuitas. No Porto, a Feira do Livro toma de assalto os Jardins do Palácio de Cristal a partir de sexta-feira, dia 1 de setembro. No mesmo dia, em Mafra, celebram-se os 300 anos do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra.

Dê uma espreitadela às nossas sugestões para um fim de semana memorável:

1. O Real Edifício de Mafra transforma-se numa tela de projeção (1 e 2 de setembro, Mafra)
São 300 anos de estórias projetadas em 222 metros de fachada e contadas em 30 minutos, com locução original na voz inconfundível de Diogo Infante e o apoio de 20 atores. O espetáculo de video mapping e laser irá transformar o maior monumento do barroco português numa tela de projeção, assinalando os 300 anos do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra.
Morada: Terreiro D. João V, 2640-492 Mafra
Horário: 22 horas
Preço: gratuito

2. Palmela convida a (re)descobrir os vinhos da terra em pratos e sobremesas (1 a 3 de setembro, Palmela)
São 20 os estabelecimentos participantes em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela, de todo o concelho, que quer comprovar que os vinhos de Palmela são sempre uma excelente opção, seja no copo como integrados em pratos principais e sobremesas tentadoras.

3. Participe na construção de esculturas de lego (1 a 3 de setembro, Amadora)
Todos os dias de setembro serão de festa para os pequenos construtores, que terão muitos motivos para celebrar com a LEGO® Fun Factory, prestes a completar dois anos de existência. Os festejos começam com a construção de esculturas do Darth Vader, personagem da “Guerra das Estrelas”, e de um polícia, à qual se juntam outras iniciativas como meet&greets, um photocall e uma máquina de selfies.
Morada: LEGO® Fun Factory do Dolce Vita Tejo, Avenida Cruzeiro Seixas 5 e 7, 2650 Amadora
Horário: 15 às 19 horas
Preço: gratuito

4. Muitas folhas para ler na Feira do Livro (1 a 17 de setembro, Porto)
O maior evento literário da cidade Invicta está de regresso aos renovados Jardins do Palácio de Cristal. Tomando a escrita de Sophia como exemplo, aos habituais lançamentos e apresentações de livros, juntam-se encontros com escritores, conversas, teatro, filmes, música e exposições. Conheça o programa completo. 
Morada: Jardins do Palácio de Cristal, Rua de Entre-Quintas 20, 4050-240 Porto
Horário: abertura às 12 horas de segunda a sexta-feira e às 11 horas no sábado e domingo; encerramento às 21:30 de domingo a quinta-feira e às 23 horas de sexta-feira a sábado
Preço: gratuito

5. Vá caminhar e descontrair no Parque Aventura Lipor (2 e 3 de setembro, Baguim do Monte)
O Parque Aventura é uma excelente oportunidade de diversão para toda a família. Atividades não irão faltar: uma aula de FitClub (sábado), trilhos e caminhada (dia 3), minigolfe, bicicletas, matraquilhos, jogos tradicionais, leitura e muito mais.
Morada: Parque Aventura, Rua Morena 805, 4435-996 Baguim do Monte
Horário: das 10 às 19 horas
Preço: gratuito

6. 15.ª edição da Vindouro – Festa Pombalina brinda ao Douro (2 e 3 de setembro, S. João da Pesqueira)
A grande celebração anual do Douro, a mais antiga região demarcada do mundo, instala-se novamente na vila do distrito de Viseu e promete dois dias recheados de pretextos de visita: provas, conversas com produtores, cozinha ao vivo, degustações, música, recriações históricas, um desfile e mercado. Conheça o programa. 
Horário: inauguração às 15:45 (Museu do Vinho, Avenida Marquês de Soveral, 79)
Preço: gratuito

7. Feira da Tôr anima barrocal algarvio (2 e 3 de setembro, Loulé)
Esta edição traz de volta as tradições e a animação ao barrocal algarvio. Trata-se de uma mostra e venda de artesanato e produtos locais, que contará com cerca de 30 expositores, muita diversão e serviço de refeições com iguarias locais. Mas há mais, muitos mais: pinturas faciais e modelagens de balões, animação de rua, bailarico e desporto.
Morada: Ponte romana de Tôr
Horário: das 17 às 2 horas
Preço: gratuito

8. Há anho no forno e arroz pingado para provar em Valença (2 e 3 de setembro, Gondomil)
O festival gastronómico “Sabores do Anho” é uma oportunidade incrível para saborear o anho assado no forno a lenha, com arroz pingado, um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia valenciana feito por quem mais sabe desta tradição secular.
Morada: Largo de Santa Rita