80 expositores portugueses vão estar na IMEX Frankfurt 2019

A IMEX está de regresso. A edição 2019 de uma das maiores feiras mundiais de viagens de incentivo, reuniões e eventos volta à Messe Frankfurt, na Alemanha, de 21 a 23 de maio.

Carina Bauer

À Ambitur.pt, Carina Bauer, diretora do MEX Group, refere que este evento “atrai os principais fornecedores de MICE de todo o mundo e de todos os setores da indústria”, estando previstas, para esta edição, cerca de “3.500 empresas expositoras oriundas de 160 países”.

São esperadas muitas novidades sempre na “procura constante para inovar e ajudar a impulsionar a indústria”, defende a responsável, sublinhando que “um dos nossos principais valores é a ‘Inspiração’”. Uma das principais novidades é o “EduMonday” que acontece antes da abertura oficial da feira, a 20 de maio. Além deste evento paralelo, haverá também programação especial para os espaços “Exclusively Corporate”, “She Means Business”, “Association Day” e o Fórum “Agency Directors”, sem esquecer o “Red Lab”. Este novo espaço da feira servirá para “especialistas externos ao setor dos eventos” darem novas perspetivas em sessões como “Social learning: Connect. Share. Learn from game based learning platform” e “What a waste! Finding solutions for world problems using co-creation”, indica Carina Bauer.

A esta novidade acresce também o “Event Innovation Lab”, um espaço de “workshop imersivo” de planeamento de eventos; e o “Inspiration Hub” com uma “Discovery Zone”, um espaço “onde os visitantes poderão aprender e tomar contacto com as últimas novidades tecnológicas e conceitos experimentais. Todos os anos, introduzimos um conjunto de novas experiências, expositores e eventos educacionais”, refere a responsável que cita ainda outras novidades como “um robô falante, um espetáculo holográfico, um mural artístico interativo e algumas surpresas!”

A edição do próximo ano já tem data marcada. “Será alterado para abril, de 21 a 23”, revela.

Portugal na IMEX Frankfurt 2019

A IMEX Frankfurt já não é novidade para Portugal. Carina Bauer revela que, até ao momento, estão confirmados “oitenta expositores no stand de Portugal”, um número “semelhante” ao da edição anterior.

Para a responsável, “a chave deste evento é o facto dos destinos portugueses terem oportunidade para fazer negócios frente e frente com consumidores altamente qualificados e que representam desde convenções de associações a eventos corporativos e programas de viagens de incentivo de luxo”, um público a que se acrescenta os cerca de 14 mil profissionais senior do setor. Carine Bauer não tem dúvidas em escrever a feira como “uma mistura de ideias e conexões e um evento ‘a não perder’ no calendário”.

A presença de Portugal na feira reveste-se de alguma importância para o mercado alemão. Carine Bauer considera o país como tendo uma “mistura de locais modernos e locais históricos”, destacando a “abertura de novos centros de convenções perto das cidades principais”. A responsável diz que o mercado alemão avalia esta diversidade como uma oportunidade para a realização de uma multiplicidade de eventos. “Os organizadores podem planear um evento num mosteiro do século XVII, por exemplo”, indica Carine Bauer, destacando as “atividades de incentivo” que o país oferece e que “aproveitam a paisagem natural” que existe “fora de Lisboa”.