80º A380 da Emirates aterra em Viena

O aeroporto de Viena foi o local de celebração de mais um marco da Emirates, recebendo o 80º A380 da Emirates que voou diretamente das instalações da Airbus em Hamburgo. Representantes oficiais Austríacos, figuras públicas e media marcaram presença num evento que teve lugar no aeroporto e foram as primeiras pessoas, não operacionais, a conhecer o novo avião. Os convidados visitaram o avião para conhecerem o seu interior e experienciarem, por alguns momentos, aquilo que os passageiros viverão a partir de 1 de julho, altura em que a Emirates se tornará a primeira companhia aérea a operar um voo para Viena com um A380.
As preparações para este evento tiveram início há alguns meses para que tudo estivesse a postos para o início das operações. O aeroporto de Viena apostou neste projeto a longo prazo, que inclui alterações às infraestruturas e áreas de terminais aeroportuárias para garantir que os passageiros transitem facilmente do aeroporto para o avião.

Esta visita especial ao 80º A380 liderada pelo Austrian National Florian Ragg foi a fase final de um planeamento detalhado. A sua missão visava testar procedimentos técnicos como acoplamento, movimento do avião na placa de estacionamento para a sua posição de estacionamento correta, especialização de limpeza interior e exterior e carga e descarga de bagagem. Para disponibilizar uma maior espaço de ancoragem e manipulação do amplo corpo do avião, serão fundidos quatro portões num só.
A Emirates opera a rota entre o Dubai e Viena desde 2004 e, desde então, transportou quase três milhões de passageiros no seu duplo serviço diário. Ao implantar o A380 nesta rota, com capacidade para sentar 519 passageiros, a companhia aérea passa agora a ter capacidade para transportar mais de 1700 passageiros por dia, entre o Dubai e Viena.