9.º “Vê Portugal” já tem programa definitivo para os dias 29 a 31 de maio

Depois de apresentada a programação provisória para a 9.ª edição do Fórum do Turismo Interno em março, na Câmara Municipal da Covilhã, o Turismo Centro de Portugal anunciou, esta segunda-feira, o plano completo para o “Vê Portugal”, que se realiza entre os dias 29 e 31 de maio no Teatro Municipal da Covilhã.

Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e relações Públicas do Turismo Centro de Portugal, ficou a cargo da apresentação final do programa, cujo tema para este ano é “Inspirar. Criar. Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno”.

Os trabalhos começam no dia 29 de maio, com a segunda edição das “Reuniões B2B”, entre as 17:00 e as 19:00 horas. Esta iniciativa junta os agentes da oferta turística da sub-região das Beiras e Serra da Estrela numa “componente de venda” com os operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. Neste momento, já estão confirmados 23 ‘buyers’ e 22 ‘suppliers’, avançou Adriana Rodrigues, durante a apresentação.

No dia 30, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, juntam-se pelas 9:30 para fazer a sessão de abertura do Fórum do Turismo Interno.

Num evento com “a tónica na criatividade”, segue-se, pelas 10:30, um discurso de Jorge Sequeira, “motivational speaker”, que fará “Dar o pedal – destino e partida sem igual. Luís Osório, escritor e jornalista, junta-se de seguida, às 11:00, para apresentar um “Postal do Dia” especial sobre o “Vê Portugal”.

Das 12:00 horas às 13:30, terá lugar o primeiro debate do Fórum. Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, estará à conversa com quatro presidentes do turismo regional para falar sobre o “Turismo Interno – Desafios para Portugal”. O painel conta com a presença de Pedro Machado, do Centro de Portugal, Luís Pedro Martins, do Porto e Norte, Vítor Silva, do Alentejo, e João Fernandes, do Algarve.

Na tarde do dia 30 de maio, o “Vê Portugal” desafiará os participantes a “Inspirar para Criar, na Covilhã”. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab que pretende mostrar “a riqueza” dos principais ativos turísticos do concelho. Entre as opções, haverá a possibilidade de fazer um “Roteiro de Arte Urbana”, uma “Visita ao Museu dos Lanifícios da UBI”, a participação na “Oficina de Criação no New Hand Lab”, um “Percurso pedestre pela Rota da Floresta” e o “Percurso Caminho de Santiago no Concelho da Covilhã”.

O segundo dia do Fórum do Turismo Interno encerra com o jantar oficial “Vê Portugal”, às 19:30, o espaço escolhido pelo Turismo Centro de Portugal para homenagear empresas e personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional, nomeadamente ao nível da Sustentabilidade, da Restauração e da Hotelaria, bem como a marca, a personalidade e o evento do ano. A cerimónia será presidida por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.

Durante o jantar, serão também entregues os “Best of Responsible Trails”, os prémios que anualmente distinguem os percursos ao ar livre (‘walking’ e ‘cycling’) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, nas categorias “Inteligente”, “Conservação” e “Comunidade”.

Haverá ainda tempo para a atribuição dos Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, de mestrado e doutoramento, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal.

O dia 31 de maio será inteiramente dedicado ao debate, e começa com o painel “Inspirar para garantir a sustentabilidade do Turismo”, das 9:30 horas às 10:45. Contará com a participação de Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração do Conselho Global de Turismo Sustentável, Alfredo Vasconcelos, cocriador e produtor executivo do Boom Festival, João Leitão, professor e diretor da UBIExecutive e presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, e Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Segue-se o painel “Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino”, pelas 11:00 horas, com os contributos de Edson Athaíde, CEO & diretor criativo na FCB Lisboa, e Luís Paixão Martins, consultor de comunicação.

Às 12:30, encerra-se a manhã do último dia, com dois ‘pitches’ de 15 minutos. Augusta Carvalho, gestora de Desenvolvimento e Sucesso Comercial do Cliente em Portugal e Espanha da Amadeus, falará sobre a “Escassez de Recursos Humanos no Turismo: será a Transição Digital a Solução?”. Roberto Antunes, diretor Executivo do NEST Portugal – Tourism Innovation Center, abordará “A Importância da Inovação e o Uso da Tecnologia na Cadeia de Valor do Turismo”.

De seguida, às 15:00 horas, terá lugar o painel “Turismo no Interior do País – Desafios e Oportunidades”, que marca o arranque da tarde do terceiro dia do “Vê Portugal”. Nesta conversa, estarão presentes Maria Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Dulcineia Catarina Moura, coordenadora executiva da Territórios do Côa, Jorge Pessoa, empresário, e Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior.

Pelas 16:00 horas, farão parte do painel “Caminhos para o Futuro do Turismo Interno” Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Adolfo Mesquita Nunes, advogado e ex-secretário de Estado, e Cecília Meireles, advogada e ex-secretária de Estado. Aguarda-se ainda a presença de Marina Gonçalves, ministra da Habitação.

Antes de concluir o evento, espaço ainda para uma conversa de Zita Seabra, política e editora, com Alberto Gonçalves, sobre o livro “Nenhum Turista vai a Tucson – viagens na América”, deste autor.

A Sessão de Encerramento do Fórum Vê Portugal estará a cargo de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal. Espera-se a presença de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, que está por confirmar.

A apresentação do programa definitivo do 9.º Fórum do Turismo Interno contou com a presença de José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã com o pelouro do Turismo.

Na sua intervenção, o representante da autarquia da região Centro sustentou a importância de um evento “absolutamente incrível”, “num espaço recente, totalmente reabilitado”. José Miguel Oliveira referia-se assim ao Teatro Municipal da Covilhã, um espaço “absolutamente belíssimo” onde serão proporcionadas todas as condições para que “este seja um evento absolutamente memorável, para todos os participantes”.

“Eu acho que nós temos todas as condições para, enquanto país e enquanto região, sermos uma marca cada vez mais presente e cada vez mais apetecível para quem nos visita”, afirmou.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, disse que “a Covilhã é hoje uma plataforma que representa muito bem aquilo que é a matriz do centro de Portugal”, sendo “um destino que concentra uma diversidade turística e de produtos turísticos”.

“A Covilhã está no conjunto das cidades que se espalham pelas nossas oito sub-regiões e, no caso da Serra da Estrela, a Covilhã é claramente aquela que tem a maior folgo e maior músculo”, mencionou Pedro Machado. O responsável considerou assim que, “nada melhor que aquele que é o maior fórum de discussão sobre turismo interno e a importância do turismo interno em Portugal se construir à volta deste território”.

O presidente do Turismo Centro de Portugal destacou ainda, do programa do “Vê Portugal”, o painel “Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino”, que trata de valorizar, para além da “sustentabilidade económica e ambiental”, uma sustentabilidade “que tem a ver com a própria sobrevivência e o crescimento dos territórios como servem os turistas”.

E sublinhou igualmente o debate “Turismo Interno – Desafios para Portugal”, “num tempo em que há uma mudança de ciclo assumida em relação àquilo que é a atual nomenclatura das entidades regionais de turismo”, afirmou Pedro Machado. Esta “mudança de ciclo” exige, para o responsável, uma nova interpretação e, por isso, é preciso discuti-la.

A conferência de imprensa sobre a programação final do 9.º Fórum de Turismo Interno realizou-se no Chiado, no ainda por inaugurar Hotel Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado. O novo hotel do grupo Visabeira, que foi outrora a sede da Vista Alegre, ganha agora 58 quartos com motivos desenhados e pintados pela empresa de cerâmica e cristal.

Por: Redação da Ambitur.