95% dos pilotos são homens e a easyJet quer mudar isso

A easyJet aproveita o Dia Internacional da Menina, celebrado hoje, para lançar uma campanha de sensibilização sobre o papel das mulheres na indústria da aviação, demonstrando que qualquer uma pode ser piloto.

A campanha, com o mote “Quem quer ser piloto de avião”, explora o imaginário infantil em torno das vantagens e desafios de ser piloto, pela mão de Diana Gomes da Silva, piloto da companhia e embaixadora da Amy Johnson Initiative.

“O dia de hoje tem uma importância especial para a easyJet. Para conseguirmos mudar mentalidades em relação ao papel da mulher na sociedade e de forma a promover a igualdade de género, a easyJet gravou, em Portugal, esta campanha com o objetivo de sensibilizar os nossos clientes e a população em geral de que os direitos dos homens e das mulheres devem ser iguais e que a profissão de piloto não é só para homens. Esta campanha vem reforçar o nosso compromisso e empenho em continuar a colocar a desafiar o mercado e a população a acabar com estereótipos”, revela Pedro Sousa, diretor de marketing da easyJet para Portugal e Espanha.

A companhia aérea tem sido um caso de estudo na promoção da igualdade de género numa profissão claramente dominada pelo sexo masculino, onde a percentagem de mulheres não ultrapassa os 5%.

Na easyJet, a percentagem de mulheres piloto atinge já 13% das atuais contratações, mas a companhia não quer ficar por aqui. Este novo spot publicitário é parte integrante de uma campanha desenvolvida pela Uzina e produzida pela Bro, com o objetivo de dar a conhecer, desde cedo, a profissão de piloto junto das crianças portuguesas, e que será complementada com uma série de visitas formativas às instalações da easyJet, e às próprias escolas em Portugal.

Após o lançamento da iniciativa, há 3 anos, a easyJet conseguiu impulsionar as o recrutamento de mulheres piloto em + 48% em termos homólogos, o que evidencia claramente a importância de tornar estes papéis mais visíveis.