Um inquérito da organização da Bolsa de Turismo de Lisboa aos expositores da 30ª edição revela que 96,9% dos participantes tencionam voltar a estar presentes em 2019 no certame. A edição 2018 da (BTL), que decorreu na FIL, em Lisboa, foi avaliada por mais de 130 expositores.
A última edição da BTL registou um número total de 77.000 visitantes, o que confirma o crescimento face ao ano anterior. Particularmente durante os três primeiros dias, 39 mil profissionais estabeleceram novos negócios e parcerias, o que representou um aumento de 1.112 profissionais face a 2016. Já no fim-de-semana dedicado ao grande público, 38 mil visitantes aproveitaram as promoções e descontos exclusivos da BTL.
Dos vários setores de atividade presentes da BTL – municípios, alojamento, operadores turísticos, animação turística, agências de viagens, equipamentos e serviços, entre outros – os municípios foram um dos setores de maior representatividade. Em 2017, em conjunto com as regiões de turismo ocuparam o primeiro lugar em termos de ocupação, com 23,5% da totalidade do espaço. Este ano, o alojamento ocupou este lugar com 26,9% do espaço, mais 11,5% que a edição anterior, revelando por um lado, o crescimento desta área no tecido turístico nacional e por outro, a forte aposta deste segmento na promoção dos seus serviços.
Os dados do inquérito permitem concluir que para a grande maioria dos expositores, cerca de 95%, a presença na BTL tem por objetivo a promoção da imagem, em segundo lugar destaca-se a angariação de novos clientes, com um valor de 70% seguido do reforço de relações com atuais clientes, referenciado por 60% dos expositores presentes na feira.
Quando questionados sobre o contato preferencial, com profissionais, público ou ambos, 65.6% dos expositores revelam ter como objectivo primordial a comunicação com ambos, registando uma subida 8.8% relativamente a 2017. 30.5% prefere o contato profissional (menos 8.4%) enquanto apenas 3.9% privilegia o contato com o público (menos 0.4%).
Apesar destes números, foi possível registar um aumento exponencial de 84% nas vendas diretas realizadas durante os dias de público, relativamente às vendas realizadas no ano anterior. Resultado que superou todas as expetativas por parte dos expositores com pacotes e promoções dedicadas em exclusivo ao público.