O Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve mostraram-se muito satisfeitos com o anúncio oficial da Formula 1®, que confirmou o regresso do Grande Prémio de Portugal ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA) em 2027 e 2028.
A confirmação de Portugal no calendário mundial da Formula 1® traduz um renovado voto de confiança internacional na capacidade organizativa do país e na excelência técnica do AIA, amplamente reconhecido por pilotos e equipas como um dos traçados modernos mais desafiantes e emocionantes para a Formula 1. Em 2020 e 2021, num contexto pandémico sem precedentes, o Autódromo Internacional do Algarve desempenhou um papel determinante ao garantir, com segurança, eficiência e elevado rigor operacional, a continuidade do campeonato, constituindo um verdadeiro caso de sucesso para Portugal.
Diversos estudos realizados na sequência das edições de 2020 e 2021 demonstraram o elevado retorno económico e promocional associado ao evento, estimando-se que o impacto combinado tenha atingido cerca de 100 milhões de euros por cada Grande Prémio. Representou ainda uma das maiores oportunidades de exposição internacional para Portugal e para a Marca Algarve, reforçando a presença do destino num palco global de enorme notoriedade, com 827 milhões de fãs em todo o mundo e uma audiência que atinge, em média, cerca de 70 milhões de espectadores durante cada fim de semana de corrida.
Com a confirmação das edições de 2027 e 2028, Portugal volta a integrar o restrito grupo de países que acolhem o mais prestigiado campeonato de automobilismo do mundo. Para estas edições, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve antecipam que o impacto económico e o retorno mediático venham a superar largamente os valores registados em 2020 e 2021, beneficiando da normalização das viagens internacionais e do crescimento exponencial das audiências globais da Formula 1® nos últimos anos, reforçando assim a projeção internacional do destino Portugal e da região do Algarve.
O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, assinala que “o regresso da Formula 1® a Portugal em 2027 e 2028 confirma o reconhecimento crescente do país como destino de referência para eventos de nível mundial e está plenamente alinhado com a estratégia do Governo para o setor do turismo e para a economia nacional. Garantir a realização de um Grande Prémio de F1 representa um passo estratégico para a região e para o país, reforça a nossa projeção internacional e consolida o nosso posicionamento enquanto destino turístico. Estamos preparados para receber este evento, mostrando o melhor da hospitalidade portuguesa e da nossa capacidade empreendedora”.
Já Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a Formula 1® volta a colocar Portugal no centro das atenções globais, reforçando a imagem do país como um destino vibrante, moderno e capaz de acolher eventos de escala mundial. Para além da projeção mediática incomparável, este evento impulsiona o setor, dinamiza as regiões envolvidas e contribui para consolidar o posicionamento de Portugal entre os destinos mais atrativos e competitivos da Europa. Será um momento estratégico, que evidenciará a qualidade da nossa hospitalidade, a diversidade da nossa oferta e a capacidade do turismo português de gerar impacto positivo no território e na economia”.
O Presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, afirma que “o regresso da Formula 1® a Portimão é uma excelente notícia para o Algarve e para Portugal. Confirma a visão estratégica que temos defendido para o Autódromo Internacional do Algarve e para o reforço da projeção internacional do destino. O Turismo do Algarve está totalmente empenhado em assegurar o sucesso destas edições, garantindo que Portugal volta a receber a Formula 1® com a excelência, a segurança e a hospitalidade que o mundo reconheceu e elogiou em 2020 e 2021″.
























































