A 1.ª Cimeira Ibérica das Agências de Viagens realizou-se em Espanha

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV) reuniram-se este mês em Espanha, naquela que foi a primeira cimeira da Aliança Ibérica de Agência de Viagens, constituída no início de abril e destinada a reforçar e promover a atividade turística e, assim, contribuir para o desenvolvimento do negócio das agências de viagens e da economia dos dois países.

Na agenda deste encontro, incluiram-se temas como a regulamentação europeia, caso da nova Directiva das Viagens Organizadas, a lei sobre Proteção de Dados, as relações com a IATA e as companhias aéreas, a promoção turística de Portugal em Espanha e vice-versa, bem como dos dois países em mercados de longo curso, as jornadas Técnicas da CEAV que se vão realizar nos Açores no próximo ano e, finalmente, a participação dos espanhóis na BTL.

Os representantes das agências de viagens dos dois países tiveram a oportunidade de visitar as cidades de León, Ponferrada e Astorga, tendo sido recebidos em receção oficial pela Diputación de León.

Para Rafael Gallego, presidente da CEAV, “esses dias foram um reflexo fiel do compromisso que adotamos em ambas as organizações de trabalhar juntas e coordenadas não só na promoção e desenvolvimento do turismo entre os dois países, mas também nos desafios que o setor enfrenta atualmente”.

Por sua vez, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, sublinhou a importância dessa sinergia para defender os interesses dos agentes de turismo em Espanha e em Portugal. “Tínhamos a noção da importância desta relação com os nossos colegas espanhóis. Reforçámos a promoção dos nossos países, fortalecemos a nossa capacidade de relacionamento com os nossos fornecedores e potenciámos os negócios das nossas agências. Saímos muito satisfeitos, otimistas, e já a preparar a segunda cimeira, que terá lugar no nosso “Destino Preferido 2018”, o Centro de Portugal”.