Amadeus mantém forte ritmo de crescimento até setembro

A Amadeus IT Holding S.A.anunciou os seus resultados financeiros e operacionais para os primeiros nove meses de 2015 (período de nove meses findos a 30 de setembro de 2015) em comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro ajustado, excluindo os custos de aquisição, cresceu 9,6% durante este período, atingindo 611,9 milhões de euros. Este crescimento foi impulsionado pelo aumento das receitas, que cresceram 14,7%, para 2.964.8 milhões de euros, e o EBITDA excluindo custos de aquisição, cresceu 10,6%, para 1.149.600 milhões de euros.

Segundo Luis Maroto, CEO da Amadeus, ”o nosso compromisso de colocar à disposição dos nossos clientes e parceiros a tecnologia para melhorar o seu desempenho levou a um aumento da nossa posição competitiva no mercado que, por sua vez, levou-nos a manter o crescimento dos benefícios e das receitas. No negócio de distribuição, o crescimento das regiões da América do Norte e da Ásia-Pacífico favoreceu um considerável aumento de 1,9 pontos percentuais em posição competitiva por reservas aéreas realizadas através de agências de viagens, o que levou a um crescimento sólido dos benefícios de 12,1% no negócio. Por outro lado, o negócio de Soluções Tecnológicas registou um aumento de receitas de 21,3%, impulsionado pelo impacto anual completo das migrações de companhias aéreas da plataforma Altéa, muitas delas na região da Ásia-Pacífico, onde existem ainda empresas por migrar. Os nossos resultados financeiros permitiram-nos continuar a investir em áreas estratégicas e, no último trimestre, anunciámos um acordo para adquirir a Navitaire. Atualmente, esta operação está pendente da aprovação regulamentar. Além disso, adquirimos duas empresas de soluções tecnológicas para o setor hoteleiro: a Holandesa Itesso BV e a Americana Hotel SystemsPro, que vêm reforçar a nossa estratégia. Além disso, tenho orgulho em dizer que o nosso compromisso de moldar o futuro do sector das viagens tem sido reconhecido pelos índices de sustentabilidade de Dow Jones (Dow Jones Sustainability Indices, DJSI), distinguido a Amadeus pelo quarto ano consecutivo, um grande feito.”

Negócio de distribuição
Mais de 80% das reservas aéreas processadas através do sistema Amadeus em todo o mundo efetuaram-se em companhias aéreas que assinaram contratos de distribuição. Durante o terceiro trimestre, foram assinados ou renovados contratos de distribuição de 9 companhias aéreas de rede, entre elas a Air Canada, que transporta 38 milhões de passageiros por ano, e a Aeroméxico, a maior companhia aérea do México.

A tendência de contratação de soluções de marketing permaneceu entre clientes e atualmente 129 companhias aéreas adquiriram Amadeus Airline Ancillary Services, uma solução que os ajuda a vender serviços complementares praticamente em todos os mercados do mundo. Além disso, a Amadeus Fare Families, uma ferramenta que permite às companhias aéreas distribuir tarifas personalizadas, foi adquirida por 25 companhias aéreas clientes, dos quais 18 já completaram a implementação.
Inteligência sobre viagens
Dentro do negócio de inteligência para viagens (Travel Intelligence), foi lançado no verão o Amadeus Agency Insight Suite, cuja lista de clientes e utilizadores são grandes players da indústria: Costamar, Makemytrip, Despegar, Tije, Asiana Global Travel Service, Delfos, Travelfast e Novo Mundo. O portfólio de soluções Travel Intelligence ajuda a agências de viagens a aproveitar as tecnologias de Big Data transformando os dados sobre os mercados e os viajantes em informação acionável e exclusivas. O conhecimento fornecido sobre os dados facilita a tomada de decisões estratégicas em áreas como novas rotas e a sua rentabilidade e mercados para ser dirigido, os padrões de pesquisa dos viajantes e o desempenho da agência em relação aos seus concorrentes. Este portfólio de soluções é baseado no Amadeus Travel Intelligence Engine, uma plataforma na nuvem, projetado para oferecer a máxima flexibilidade e velocidade sem limites de dados.

Tecnologia para companhias aéreas (Airline IT)
No final do terceiro trimestre, 135 companhias aéreas em todo o mundo já tinham contratado a Altéa Reservation (gestão de vendas e reservas) e Altéa Inventory (gestão de inventário) 121 das quais adquiriram a plataforma Altéa na íntegra. Das 135 companhias aéreas que os contrataram, 125 já migraram para Altéa Reservation e Altéa Inventory. E, destas, 102 implementaram o Altéa Suite completo. A plataforma Altéa permite uma integração mais estreita entre as companhias aéreas parceiras que precisam de partilhar informação sobre a disponibilidade, tarifas, clientes e reservas, e permite que o viajante tenha uma experiência consistente entre os parceiros de uma aliança de companhias aéreas.
Novos Negócios
A Amadeus expande a sua oferta tecnológica para o setor hoteleiro, com a aquisição da empresa holandesa Itesso BV, fornecedora de sistemas de gestão de estabelecimentos hoteleiros (PMS) na nuvem. A Amadeus também aumentou a sua oferta no setor hoteleiro nas áreas de vendas e serviços de catering, com a aquisição do Hotel SystemsPro materializado através da Newmarket, a empresa do grupo Amadeus. O Hotel SystemsPro é um fornecedor americano de aplicações informáticas para gestão de vendas, serviços de restauração e serviços de manutenção direcionados ao setor hoteleiro. Juntos, estes dois acordos de aquisição aproximam a Amadeus ao seu objetivo de combinar os sistemas conhecidos hoje como sistemas centrais de reservas (CRS), sistemas de gestão de estabelecimentos hoteleiros (PMS), sistemas de gestão de receitas (RMS), sistemas vendas e serviços de catering numa plataforma na nuvem totalmente focada na experiência do hóspede.

Por outro lado, o Aeroporto de Perth, o quarto em volume de passageiros na Austrália – mais de 14 milhões por ano – prevê cortar 26% dos seus custos de processamento de passageiros e reduzir as emissões de dióxido de carbono através da implementação da Plataforma Amadeus Airport Common Use Service (ACUS). ACUS é uma plataforma de última geração que permite aceder aos sistemas de gestão de passageiros e instalá-los em qualquer lugar, quando necessário. O Aeroporto de Perth é o primeiro cliente de tecnologia para aeroportos (Airport IT) da Amadeus na Austrália e confirma a expansão gradual da empresa na região da Ásia-Pacífico.