“A BTL é um reflexo do que tem sido o turismo em Portugal”

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, esteve hoje presente na sessão de apresentação do programa da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) de 2018, que se realizou na Fundação da AIP, e aproveitou para evidenciar os positivos resultados turísticos do país, em 2017. Nesta 30.ª edição, que decorre de 28 a 4 de março na FIL, são esperados mais de 75.000 visitantes.

“Este vai ser um ano especialmente bom porque estamos todos com bons números recentes”, apontou Ana Mendes Godinho, acrescentado que “a BTL é um reflexo do que tem sido o turismo em Portugal”, por ser uma plataforma de entendimento entre o setor público e o privado.

A secretária de Estado do Turismo aproveitou a ocasião para estabelecer um paralelismo com as últimas décadas: “É extraordinário como Portugal evoluiu em termos de hóspedes. Em 2005, tínhamos 11 milhões de hóspedes. Em 2017, acabaram de ser divulgados os dados do INE, ultrapassamos os 20 milhões pela primeira vez, o que quer dizer que duplicamos praticamente o número de hóspedes”.

A conjetura positiva mantém-se em relação às dormidas, que passaram de 35 milhões em 2005, para 57 no ano passado, e aos hotéis que aumentaram de 659 para 1282, no mesmo período.

“A oferta duplicou e teve a capacidade de fazer duplicar a procura”, referiu Ana Mendes Godinho, destacando que este aumento “aconteceu em todo o país”.

Também a taxa de ocupação aumentou de 39% em 2005, para 51%, no ano que terminou. Já em relação às receitas, a responsável do governo salientou “em 2005 digladiávamo-nos pelos sete mil milhões”, e que apesar de ainda não saber os dados do Banco de Portugal – que saem amanhã -, as perspetivas são favoráveis. “Certamente estaremos perto dos 15 mil milhões de receitas”, avançou.

No entanto, tal como falou aos jornalistas presentes, “é preciso aguentar a pedalada” e conseguir responder aos desafios que se aproximam, uma função na qual a feira de turismo vai ter um papel preponderante. “A BTL vai servir de palco para discussão do futuro do turismo em Portugal”, frisou Ana Mendes Godinho.

As novidades da BTL 2018

Numa área com mais de 30.500 metros quadrados, distribuídas por quatro pavilhões, vão estar 1.300 expositores, dos quais 200 são empresas que nunca estiveram presentes na feira. A principal novidade, neste sentido, é o pavilhão da gastronomia que este ano será de acesso direto ao exterior da FIL – “o que é muito importante porque pode atrair outros setores”, evidenciou Vítor Mendes, presidente do conselho estratégico da BTL, também presente no evento.

Outro dos grandes destaques é a BTL LAB, um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação e das tecnologias de informação, que vai contar 20 startups que promovam a cultura portuguesa através dos seus serviços.

Esta 30.ª edição continua a contar com o programa de Hosted Buyers, a BTL Meeting Industry e a BTL Village, que existe pelo segundo ano consecutivo e dá voz a empresas fora do setor do turismo.

O público não fica esquecido e quem visitar a BTL durante o fim de semana (3 e 4 de março), vai contar com “produções exclusivas para as férias dos visitantes”, avançou Vítor Mendes.

Marrocos como destino internacional convidado

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer melhor este destino que tem tido uma procura crescente dos portugueses. De acordo com o representante do turismo de Marrocos, Adbellatif Achachi, “o aumento das chegadas nas fronteiras marroquinas dos portugueses é de mais 25%. Foram 87 mil portugueses que chegaram a Marrocos”, em 2017.

O responsável destacou ainda o trabalho da TAP “na programação de voos diretos para Marrocos”, o que proporcionou  “num prazo de dois meses, um crescimento de 50% das dormidas”.

Nesta temática, Ana Mendes Godinho salientou que a abertura a estas parcerias “posicionam Portugal em termos de mapa internacional”. Além disso, refere que é uma vantagem a possibilidade de promover pacotes conjuntos de Portugal-Marrocos ao mercado americano. “É abrir cada vez mais a cabeça nesta lógica de construção de produto que responde às necessidades de procura”, referiu.

Ajudar a região centro a renascer

O centro do país, a região que mais sofreu com a adversidade dos incêndios, não está esquecido nesta edição da BTL, tal como comprova a eleição do Centro de Portugal como Destino Convidado e Pampilhosa da Serra como Município Convidado.

Ana Mendes Godinho salientou a importância de “desconcentrar e alargar o turismo a todo o território” e de ajudar “o centro a andar em frente depois do momento difícil que teve em 2017”.

Também o presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa referiu a importância do combate à desertificação do interior e a importância de “iniciativas que tentam combater esta situação”. Aproveitou ainda para anunciar que o município vai ter “um centro comercial da natureza, que no fundo tem tudo aquilo que na cidade não se compra”.

Já Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, salientou que vão “aproveitar esta grande oportunidade que é a Bolsa de Lisboa”, porque o principal mercado turístico desta região “continua ser o mercado interno” – o qual se localiza em grande parte na área metropolitana de Lisboa.

“Apostamos muito nesta bolsa, apostamos muito neste novo tempo de 2018, um tempo de consolidar 2017 e sarar as feridas, mas aumentar muito esse capital de esperança que temos para 2018”, terminou o responsável.

Bolsa da empregabilidade

A BTL de 2018 vai realizar mais uma edição da Bolsa de Empregabilidade, nos dias 2 e 3 de março. O evento conta com mais de 65 empresas com interesse na contratação e captação de talento. Estarão disponíveis mais de 8.000 oportunidades de emprego.

Ana Mendes Godinho aproveitou para destacar a iniciativa: “é muito significativo termos passado a ter um pavilhão dedicado aos recursos humanos (…) é um sintoma de que a BTL está a reinventar-se e a dar resposta à necessidade de valorização e requalificação dos recursos humanos”.