A Canon já anunciou a storyteller que irá viajar pelo mundo e é portuguesa

O novo storyteller da Canon foi ontem anunciado, após uma intensa procura pelo candidato perfeito para viajar pelo mundo. A portuguesa, Lília Lobão, de 34 anos, destacou-se entre as 16 mil participações obtidas a nível europeu, tendo sido premiada com o título e com a viagem da sua vida.

Selecionada pela atriz, artista e storyteller, Zoë Kravitz, a imagem vencedora representa uma história única e inspiradora. Cativou Zoë, que, citada em comunicado, explicou: “Eu escolhi esta fotografia porque deixou-me curiosa. Fez-me querer saber mais sobre este momento e esta história. É simples, honesta e interessante”. A imagem ilustra uma habitante de uma pequena aldeia portuguesa de Avieiros, localizada junto ao Rio Tejo, que Lília conheceu numa viagem.

Esta competição foi lançada em maio de 2017 em resposta a uma cultura atual onde se partilham mais fotografias do que histórias. A Canon abriu as participações com objetivo de encontrar uma pessoa que recupere a arte do storytelling. As participações foram avaliadas pela Zoë Kravitz com base na capacidade de contar histórias, a criatividade, qualidade e originalidade da imagem.

A viagem de Lília foi realizada com o objetivo de explorar a cultura local, após ter terminado um curso de fotografia que realizou este ano. Avieiros são aldeias compostas por casas de madeira construídas em cima de estacas com o propósito de proteger a comunidade de pescadores da subida das águas.  Lília conviveu de forma muito próxima com esta comunidade, que a recebeu nas suas casas e com quem conversou sobre as suas tradições, famílias e histórias.

Lília está agora a planear o curso da sua viagem, onde terá que identificar 365 novas histórias de verão durante um ano. Durante esta aventura incomparável, ela irá utilizar a sua experiência em storytelling no Instagram para inspirar o mundo a “Viver pela história”. Sobre a sua viagem, Lília diz: “Ainda não decidi o roteiro final da viagem, mas tenho a certeza que quero explorar várias culturas e captar todos os momentos especiais”.