“A China é um mercado de extrema importância para a Booking”

Para entendermos melhor os desafios enfrentados pelos players do mercado e as tendências que se desenham para o futuro falámos com Louise Lijmbach, area manager da Booking, que refletiu sobre o tema, em entrevista, observando em concreto o caso da Booking em Portugal.

Como enfrentam os desafios atualmente apresentados pelo mercado on-line e a concorrência de novas plataformas de reservas como, entre outros, o Google e o Airbnb?
Estamos focados em proporcionar experiências de viagem fantásticas aos nossos clientes e em aumentar o volume de negócios dos nossos parceiros, ao contrário do que a nossa concorrência está a fazer. Ainda que analisemos as tendências e prestemos atenção às novidades da indústria, estamos primeiramente e, acima de tudo, comprometidos em continuar a oferecer o melhor produto, serviço e experiências possíveis aos nossos clientes e parceiros. Para garantir que continuamos ágeis e somos capazes de melhorar a nossa plataforma, a nossa equipa constituída por mais de mil developers, engenheiros, user experience designers e data scientists, está constantemente a levar a cabo até mil experiências em simultâneo. Isto inclui de tudo um pouco, desde o texto num botão de uma aplicação móvel à forma como as informações importantes são exibidas na Extranet dos parceiros. Estamos sempre a medir, a aprender e a melhorar todos os aspectos da nossa plataforma e operações, para que possamos continuar à frente do mercado e da nossa concorrência.

A falta de paridade representa um problema na vossa relação com os hotéis?
As cláusulas de paridade foram, na verdade, introduzidas logo quando as plataformas de reservas on-line começaram a surgir. Isto foi feito a pedido dos hotéis e das associações de hotéis que temiam que plataformas como a Booking.com pudessem oferecer preços mais baixos do que aqueles directamente oferecidos por eles. As plataformas digitais honraram esse pedido e hoje em dia continuamos simplesmente a defender um mundo em que os consumidores possam sempre encontrar os mesmos preços baixos em todas as plataformas on-line. Em vez de terem de verificar centenas de websites de alojamentos ou, ainda pior, terem de descarregar várias aplicações de diferentes hotéis para conseguir ver os seus preços, os consumidores podem ver numa única plataforma, tornando a sua experiência mais conveniente e poupando-lhes tempo e dinheiro. Também assegura que Booking.com pode continuar a oferecer uma plataforma onde um hotel independente ou uma pequena casa de campo têm a mesma possibilidade de atrair e concorrer por hóspedes que uma cadeia hoteleira na mesma cidade, independentemente do seu orçamento para marketing.
No final de contas, as unidades hoteleiras decidem juntar-se à Booking porque isso pode gerar um aumento significativo do volume de negócios. A maioria dos nossos parceiros, incluindo os de Portugal, disponibilizam-nos os seus melhores preços pois sabem que essa é a melhor forma de conseguirem mais reservas. Os nossos dados mostram que as propriedades com os melhores preços geram os melhores resultados. Os consumidores tendem a não reservar quartos que tenham preços exagerados, e acabámos por ver os parceiros a sofrerem um impacto negativo (em termos do volume de negócios que podem originar) quando estes não colocam as suas melhores tarifas na Booking.

A China é um mercado com forte potencial para Portugal?
A China é um mercado de extrema importância para a Booking. Com o aumento de viajantes chineses que querem descobrir o mundo, países como Portugal podem aproveitar e beneficiar de mais procura e interesse. O nosso website e aplicações móveis, bem como o nosso serviço de apoio ao cliente, já estão totalmente disponibilizados em idioma chinês e, por isso, estamos preparados para apoiar os nossos parceiros em Portugal a receber os viajantes chineses que querem vir descobrir o país.
Ainda vemos muito potencial de crescimento do nosso negócio não só em Portugal e na Europa, mas também por todo o mundo. Sobretudo, porque como os viajantes globais continuam a mostrar-se interessados em opções de alojamento mais diversas e diferentes dos hotéis tradicionais, há muitas oportunidades para que consigamos encontrar e disponibilizar experiências em alojamentos únicos aos nossos clientes, incluindo desde apartamentos e casas de férias a opções mais exóticas, como casas na árvore ou barcos.
Dito isto, estamos também constantemente à procura de formas para tornarmos as viagens dos nossos clientes mais convenientes e tranquilas. Através dos dados recolhidos pela Booking, sabemos que as informações relativas aos transportes, especialmente sobre como chegar ao alojamento desde o aeroporto ou estação de comboios, são importantes para os nossos clientes. Como tal, estamos neste momento a experimentar várias opções de transporte em diversos mercados para que consigamos perceber melhor o que funciona bem e o que traz mais vantagens para os viajantes.

Esta é a 3ª e última parte da entrevista publicada na Edição 299 da Ambitur.