À descoberta do Algarve em setembro

A Região de Turismo do Algarve (RTA) tem várias iniciativas preparadas durante o mês de setembro para dar a conhecer o maior destino turístico do país através da gastronomia, da cultura e da natureza. A Feira da Dieta Mediterrânica, uma fam trip para operadores turísticos e ações de charme na Embaixada de Portugal em Madrid são algumas das ações programadas para o mercado interno alargado.

O mês começa com a participação da RTA na Feira da Dieta Mediterrânica, a decorrer em Tavira, de 8 a 11 de setembro, após dois anos de interrupção devido à situação pandémica. A RTA vai marcar presença nesta feira com um stand institucional durante os quatro dias do evento, com o objetivo de promover a gastronomia algarvia, uma das componentes mais vivas da cultura da região.

A edição deste ano conta com o apoio da RTA, entre outras entidades, e da Comissão Nacional da UNESCO, estando esta iniciativa inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, o qual resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Entre os dias 14 e 16 de setembro, a RTA, em parceria com a Fundación Andanatura para el Desarrollo Socioeconómico, está a organizar uma fam trip destinada a operadores turísticos de Portugal e Espanha mais vocacionados para o turismo de natureza. Durante estes três dias os participantes vão poder conhecer o Parque Natural da Ria Formosa e a oferta dos concelhos de Olhão e Faro.

A ação surge no âmbito do projeto VALUETUR, que tem por objetivo fomentar uma atividade turística sustentável que valorize as áreas protegidas de elevado valor ecológico, paisagístico, histórico e cultural. Aprovado ao abrigo do Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP), o projeto é liderado pela Diputación Provincial de Huelva e inclui a Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio da Junta de Andalucía, a Fundación Andanatura, a Mancomunidad Condado de Huelva e a RTA.

Ainda durante este mês, a RTA vai apresentar ao mercado espanhol a diversidade turística da região numa ação promocional na Embaixada de Portugal em Madrid, marcada para 21 de setembro, no âmbito do projeto Algarve Craft&Food. Este evento procura promover o melhor do Algarve junto de jornalistas e influencers das áreas da gastronomia, turismo, artesanato/cultura, bem como de operadores turísticos e agentes de viagens espanhóis.

A gastronomia algarvia vai ser apresentada aos convidados através de um showcooking e de degustações, numa experiência gastronómica baseada nas receitas tradicionais da região. O artesanato também vai marcar presença, através de uma exposição de artigos tradicionais e demonstrações ao vivo, permitindo aos convidados um contacto mais próximo com as artes e os artesãos da região.

O Algarve Craft&Food é um projeto promovido pela RTA, em parceria com a Tertúlia Algarvia e a cooperativa QRER, e apoiado pelo programa operacional CRESC Algarve 2020. Este projeto visa estimular o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos alimentares locais do Algarve.

“O Algarve tem muito para oferecer além das maravilhosas praias tão visitadas na época alta. Com estas iniciativas pretendemos reforçar a proximidade do Algarve com os portugueses no fim do verão, mas também com Espanha, fazendo com que o contributo deste mercado emissor, que em junho cresceu 28,7% nas dormidas em comparação com 2021, seja cada vez mais relevante para o turismo do Algarve”, afirma o presidente da RTA, João Fernandes.

A fechar o mês, terá ainda lugar uma ação de charme no aeroporto internacional de Faro (Gago Coutinho) para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro. A RTA e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve vão distribuir cerca de 200 quilos de laranjas algarvias aos turistas que chegarem ao aeroporto para umas férias no principal destino turístico nacional. A ação com os citrinos do Algarve, que são hoje um «cartão-de-visita» da região, conta ainda com o apoio da infraestrutura aeroportuária.

As iniciativas preparadas para o mês de setembro surgem no âmbito da promoção do Algarve no mercado interno alargado (Portugal e Espanha), uma das principais competências da entidade regional de turismo, além da animação e da informação turística.