A indústria mundial do enoturismo chega ao Porto em fevereiro

A Wine & Travel Week chega à cidade do Porto entre os dias 20 e 26 de fevereiro, promovendo diversas atividades na indústria do enoturismo. A Essência, organizadora do evento, pretende promover um setor que estima vir a atingir um número de 100 milhões de enoturistas até 2025.

A iniciativa arranca no dia 20 de fevereiro com uma experiência de boas-vindas aos participantes e convidados com diversas expressões artísticas, de alta gastronomia, artes performativas, música e design.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto será o epicentro do evento, recebendo diversas reuniões de negócios, nos dias 21 e 22 de fevereiro, entre mais de uma centena de compradores internacionais e as empresas e os projetos representados na feira profissional.

A par das reuniões, decorrerá uma comitiva internacional de 50 líderes de opinião de diferentes nacionalidades, desde jornalistas especializados em enoturismo e influenciadores digitais da área de destinos e viagens, bem como um Fórum Internacional dedicado à sustentabilidade económica, social e ambiental da indústria do enoturismo.

“Oradores de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Suíça, Reino Unido, África do Sul, Argentina e Austrália apresentarão estudos de caso e promoverão a análise e o debate de temáticas tão distintas quanto a Sustentabilidade, a Inovação, a Integração de Pessoas e Negócios e a Comunicação Digital”, pode ler-se em comunicado.

A partir de 23 de fevereiro, estarão marcados cerca de 40 tours técnicos de visita e prospeção de interesse pelas sete regiões de turismo portuguesas, desde o continente aos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A Wine & Travel Week procura afirmar Portugal como “epicentro de negócios, debate e reflexão da indústria mundial do enoturismo”, explica a organização, em comunicado.

“Queremos afirmar a Wine & Travel Week como o evento anual de referência do setor do enoturismo. Face às otimistas perspetivas mundiais de crescimento desta indústria, o enoturismo merece ser devidamente estruturado, comunicado e posicionado, de modo a revelar-se uma mais-valia para todos os que nele apostam com dedicação, convicção e profissionalismo”, sublinha o fundador de a Essência, Nuno Guedes Vaz Pires.

Também Luís Araújo reconhece importância de investir no setor. Para o presidente do Turismo de Portugal, “o enoturismo, enquanto produto turístico, qualifica o destino e encontra-se em todo o território nacional, incluindo as ilhas. Permite usufruir de experiências ao longo de todo o ano, contrariando a sazonalidade, sobretudo, por ser um setor que atrai para Portugal segmentos de mercado longínquos e altamente qualificados, que ficam durante muito mais tempo, permitindo crescer em valor”.

A Wine & Travel Week termina com a concretização da 19ª edição do evento Essência do Vinho – Porto, no Palácio da Bolsa, de 23 a 26 de fevereiro.