“A Nossa Mesa – Concurso Bacalhau da Islândia” distingue antigo aluno da EHTC

“A Nossa Mesa – Concurso Bacalhau da Islândia” distingue antigo aluno da EHTC

Categoria Advisor, Formação

Marcos Magalhães, ex aluno de Zozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e atual Chef Executivo da Yasashii e da Cervejaria Almedina, venceu no dia 25 de julho a edição 2020 de “A Nossa Mesa – Concurso Bacalhau da Islândia”, refere a escola em comunicado.

Aberto à participação do público em geral (residente em Portugal e maior de 18 anos) este é um concurso nacional, criado pela Lugrade e pela Promote Iceland, onde os participantes são desafiados a apresentar novas propostas de receitas de Bacalhau Salgado Seco da Islândia, procurando modelos tradicionais ou complementares de uso dos produtos, técnicas e equipamentos para a confeção e apresentação dos trabalhos a concurso, sendo que esta iguaria é o elemento‐chave a apresentar. Acerca do concurso, a ESHT destaca a preocupação com as questões da sustentabilidade, patente através da valorização das receitas com aproveitamento integral de todas as partes do bacalhau.

Criatividade e inovação, equilíbrio nutricional, utilização de produtos portugueses e ficha técnica foram os critérios âncora para a seleção dos seis finalistas, entre os quais Marcos Magalhães, antigo aluno de Cozinha da ESHTC, Wendel Malnacic e Diogo Santos, atuais alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha desta escola.

Realizado na unidade de produção da Lugrade, em Torre de Vilela – Coimbra, o concurso contou, entre os jurados, com o Chef Embaixador da Lugrade, Diogo Rocha, Chef do Restaurante Mesa de Lemos (que defende os princípios da gastronomia sustentável, baseada em ingredientes nacionais e sazonais e que ostenta, desde 2019, uma Estrela Michelin), igualmente antigo aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

A demolha do bacalhau; mise en place; técnica e habilidade profissional; higiene e método de trabalho; apresentação; sabor; criatividade e inovação do prato acabaram por ditar o grande vencedor deste concurso, Marcos Magalhães, organizado em torno do “fiel amigo” – O Bacalhau.