O mercado brasileiro tem uma grande importância para a evolução da marca Lusanova que, neste momento, tem três escritórios no Brasil e circuitos regulares semanais para esse país durante todo o ano. Mas, de acordo com Daniel Marchante, diretor operacional do Lusanova Travel Group, “a oferta de novos produtos tem de ser segmentada”. E explica, em declarações à Ambitur, que “dessa forma irá crescer e ser atualizada, pois a procura dos brasileiros por produtos de qualidade e diversificados será maior. Os produtos deverão ser diferenciados, como hotéis de charme, experiências em atividades como vindimas, workshops de vinhos, golfe ou surf”.
O responsável reconhece que os turistas brasileiros têm grande apreço pelo destino Portugal, justificando este interesse não só pelo facto de partilharem a mesma língua como também pelo gosto pela história e gastronomia, ou pelo factor segurança. As cidades mais procuradas são Lisboa, Porto, Fátima e Coimbra, mas também o Alentejo e o Algarve têm conhecido maior procura por parte deste mercado, que já não se contenta com “o ABC dos destinos portugueses e querem conhecer as ilhas e as pequenas localidades históricas do interior”.
Daniel Marchante acredita que o mercado brasileiro poderá ter um crescimento “lento mas seguro” mas defende que o apoio das entidades oficiais portuguesas do turismo deveria ser “mais preciso e assertivo quanto a quem tem capacidade emissora no mercado brasileiro para o destino Portugal; seguimos numa linha de baixo apoio a quem tem estrutura montada e pode criar riqueza trazendo mais turistas do país irmão”.