A350 da Air France faz primeiro voo comercial esta segunda-feira

A Air France recebeu no final do mês passado o primeiro Airbus A350 no centro de entregas da Airbus em Toulouse (França). De acordo com a informação enviada pela companhia aérea, o novo avião “vai efetuar o seu primeiro voo comercial esta segunda-feira, 7 de outubro, sendo introduzido gradualmente em 6 destinos em 2020”. Até 2025, a Air France vai receber um total de 28 aparelhos Airbus A350-900s para juntar à sua frota.

“A chegada de um novo avião é sempre uma ocasião única e profundamente emocional na vida de uma companhia aérea”, afirma Anne Rigail, CEO da Air France, acrescentando que “toda a equipa da Air France também está muito orgulhosa por receber o Airbus A350, uma das aeronaves de longo-curso mais eficientes do mundo em termos de desempenho ambiental, económico e operacional”. A partir de hoje, “os nossos clientes vão poder descobrir o melhor conforto e serviço a bordo das novas cabines”, refere a responsável, destacando que “a chegada deste primeiro A350 marca uma nova fase na estratégia de modernização da frota da Air France. Daqui a cinco anos, mais da metade da frota será composta por aviões de nova geração!”

Esta nova aeronave de última geração e mais ecológica, está equipada com 324 lugares, 34 dos quais na cabine Business (executiva), 24 na Premium Economy (turista superior) e 266 na Economy (turista).

Um ativo para reduzir a pegada ambiental

A Air France está comprometida, há muitos anos, com a redução da sua pegada ambiental, através de ações concretas: “redução do peso a bordo, redução e reciclagem de resíduos, promoção da eco-pilotagem, redução da pegada sonora, redução e compensação das emissões de CO2 e eliminação do plástico descartável”, lê-se no comunicado. Apesar disso, a principal alavanca para reduzir a pegada ambiental continua a ser através da modernização da sua frota, hoje simbolizada pela receção deste primeiro A350.

Segundo a companhia, esta aeronave consome 25% menos combustível (ou seja, 2,5 litros por passageiro/ 100 km), graças à incorporação de materiais até 67% mais leves – 53% em compósitos e 14% em titânio. Além disso, a sua pegada sonora é reduzida em 40%.

A Air France decidiu abastecer parcialmente com biocombustível o ferry flight Airbus A350 entre Toulouse e Paris-Charles de Gaulle. Esta iniciativa destaca a importância do biocombustível para o setor de aviação e o compromisso da Air France em contribuir para o seu desenvolvimento.

“Toulouse”, o primeiro Airbus A350 da Air France

Para marcar a ocasião, a Air France está a retomar a sua tradição de batizar os seus aviões. Após consultar a sua equipa, a companhia decidiu celebrar cidades francesas emblemáticas. Portanto, este primeiro Airbus A350 foi batizado de “Toulouse” por Anne-Marie Couderc, Presidente da Air France-KLM e Air France e madrinha desta aeronave. A capital da aviação por excelência, Toulouse é também o berço do novo avião que se está a juntar à frota da empresa. Além disso, a Air France serve Toulouse desde a criação da empresa em 1933.

A Air France está, assim, a promover França, a sua cultura e a sua história em todo o mundo.