A380 da Emirates continua a surpreender após 10 anos de operações

A Emirates está a comemorar 10 anos de operações do A380. Desde o seu primeiro voo, do Dubai para Nova Iorque, a 1 de agosto de 2008, o A380 da Emirates já transportou mais de 105 milhões de passageiros, com mais de 1,5 mil milhões de quilómetros percorridos em 115.000 voos, o equivalente a 39.000 viagens por todo o mundo.

A Emirates é a  operadora do A380, com 104 aviões de dois andares, a voar para 49 cidades, em 6 continentes, em serviços programados, com mais de 80 voos diários a partir do seu hub no Dubai.

Além da sua frota de 104 aviões, a companhia aérea tem mais 58 A380 encomendados. Hoje, a Emirates opera a rota mais curta do mundo, do Dubai para o Kuwait, e a mais longa com A380, entre o Dubai e Auckland. A companhia também aumentou os seus voos programados para os principais aeroportos, bem como a procura noutros aeroportos como Manchester, Brisbane, Kuala Lumpur, Houston, Praga, Kuwait, Maurícias, Joanesburgo e São Paulo.

Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: “Já se passaram 10 anos extraordinários desde que o primeiro voo do A380 da Emirates chegou ao céu e hoje é um dos aviões mais reconhecidos e admirados do mundo. Os passageiros adoram voar nele por causa do espaço que apresenta e do conforto que sentem em todas as classes, pelos seus produtos icónicos, como as Suites da Primeira Classe, o Lounge a Bordo e o Shower Spa, os quais vieram redefinir as viagens aéreas. Continuamos muito empenhados em proporcionar a melhor experiência aos nossos passageiros a bordo dos nossos aviões principais e, por isso, procuramos sempre introduzir inovações que continuem a surpreender os que viajem connosco.

O A380 da Emirates também teve um impacto significativo na indústria da aviação e nas suas cadeias de produção de alto valor, ajudando centenas de milhares de empregos para trabalhadores qualificados e criando benefícios económicos significativos em países que possuem instalações de produção do A380. O avião continua a impulsionar o turismo e o comércio para onde quer que voe, estimulando mais tráfego e procura, pelo que esperamos que continue, nos próximos anos, a desempenhar um papel importante na economia e sociedade dos países que serve”.

 A criar momentos marcantes

O A380 da Emirates tem estado no centro de uma série de inovações da história da aviação na última década, incluindo o primeiro voo de teste em 2015 com a dupla Jetman Dubai. No mesmo ano, a Emirates apresentou o primeiro A380 do mundo com duas classes e uma capacidade para 615 passageiros.

Em 2017, o A380 ganhou novamente destaque no Dubai Airshow com um histórico especial, acompanhado pelo Boeing 777-300ER, seguido de perto pela equipa de exibição aérea dos EAU, Al Fursan.

O A380 já aterrou em 73 aeroportos para serviços pontuais e regulares, voos especiais comemorativos, charters, voos de teste e outros lançamentos, o que tem feito dele um avião fundamental para maximizar a eficiência nos aeroportos com restrição de slots.

A inspirar os passageiros

Da Primeira Classe à Económica, o A380 da Emirates tem sido uma mudança na indústria para que os passageiros experimentem novos padrões de conforto durante o voo. A Emirates revolucionou o design do espaço da cabine do A380 quando introduziu a sua versão personalizada do avião em 2008, incorporando tetos mais altos, iluminação ambiente e elementos exclusivos nesta indústria, como o Lounge a Bordo, uma área de convívio a 40.000 pés. Em 2017, a Emirates apresentou o Lounge a Bordo next generation com um design mais elegante, uma nova paleta de cores, disposição social e som surround, entre outros ajustes. O famoso Shower Spa tornou-se uma característica determinante da experiência premium no avião A380 da Emirates com uma configuração de três classes – já mais de 80% dos passageiros de Primeira Classe a utilizaram.

A experiência de Primeira Classe da Emirates no seu A380 oferece aos passageiros um nível de privacidade único e traços de luxo em mais de 1.400 suites do A380 que voam hoje.

Desde 2008, já foram servidas em todas as classes mais de 120 milhões de refeições no A380. Os passageiros de Primeira Classe consumiram perto de 2,7 milhões de latas de caviar* e mais de 3,5 milhões de flores frescas foram transportadas nos voos do A380.

Quando se trata de entretenimento, o premiado sistema de entretenimento a bordo da Emirates, ice, oferece opções e qualidade inigualáveis, com mais de 3.500 canais. Os ecrãs nos assentos da Classe Económica do A380 da Emirates estão entre os mais amplos da indústria, medindo 13,3 polegadas.

A Emirates possui ainda 1.500 tripulantes de cabine e mais de 20.000 tripulantes especialmente treinados para operar a sua frota de A380.

 Impacto positivo na sociedade e economia

O programa do A380 da Emirates tem associado a ele vários trabalhos na área de produção de toda a cadeia global de fornecedores de aviões, estimando a Airbus que os pedidos de A380 da Emirates suportem 41.000 empregos diretos, indiretos e induzidos apenas na Europa. O impacto estimado do investimento do A380 da Emirates em toda a Europa contribui com 3,4 mil milhões de euros para o PIB da região**.

Em janeiro de 2018, a Emirates encomendou mais 36 A380 no valor de 16 mil milhões de dólares, elevando o compromisso da companhia aérea para 178 aviões, além de gerar benefícios que impulsionam a economia europeia.

Desde 2013, o A380 da Emirates também realizou voos de ajuda humanitária em parceria com a Airbus Foundation, transportando mais de 120 toneladas de alimentos e equipamentos de emergência para os que mais precisam.

 Dubai – um centro global de manutenção e operações do A380

Enquanto a maior operadora de Airbus A380, o departamento de engenharia da Emirates, com sede no Dubai, tornou-se líder global em manutenção de aviões A380. A companhia aérea opera em instalações modernas que incluem sete hangares de manutenção pesada e quatro hangares de manutenção leves que podem receber o A380.

A Emirates Engineering tem vindo também a acumular experiência, know-how e infraestruturas para proporcionar as mais completas instalações e serviços de Manutenção, Reparo e Revisão do mundo, com 157 C-Checks do A380 realizados até o momento. Além disso, já foram repintados mais de 25 aviões A380 e feitos 16 decalques que atualmente decoram os A380 da Emirates. Todas as aplicações de repintura e decalque dos aviões são concluídos no Aircraft Appearance Centre da companhia aérea no Dubai.

Em 2013, o maior hub de A380 do mundo recebeu a abertura do Concourse A, um dos primeiros Concourses especializados para as operações do A380. A instalação avaliada em 3,3 mil milhões de dólares oferece aos viajantes uma conveniência única, com embarque direto no avião e o acesso a outras regalias de classe mundial.