ABAV Expo 2018: Portugal é um “desejo permanente” no Mercado Brasileiro

A ABAV EXPO 2018 já abriu as portas e Portugal volta a marcar presença nesta que é a maior feira do turismo do Brasil. À Ambitur, Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, diz que o fluxo de turistas brasileiros para Portugal “está acima dos dois dígitos, o que representa 11,5%. Acumulado ao mês de julho, estamos com um crescimento acentuado”.

“O desejo do brasileiro em querer viajar para Portugal é sem dúvida a maior oportunidade que temos e que continua a aumentar”, afirma o responsável. No entanto, existem desafios “que não dependem apenas de nós” e que não podem ser esquecidos, como o “clima de incerteza política que o Brasil está a viver” e que acaba por “provocar estas grandes alterações cambiais”: “No início do ano, 1 euro era 3,8 reais. Até ao fim das eleições, a probabilidade de chegar aos 5 reais é enorme”, explica. Esta é uma situação que “inibe a vontade do brasileiro em viajar”. O grande desafio, neste momento, é perceber “de que forma é que vamos conseguir ultrapassar estas dificuldades”, apontou o dirigente.

A presença das várias empresas portuguesas ligadas ao setor do turismo são vistas por Bernardo Cardoso como uma “grande oportunidade para conhecer os hábitos do brasileiro e para estar mais próximo deste mercado” constituído por mais de 20 milhões de habitantes. “Por vezes, diz-se que o facto da nossa língua ser semelhante facilita em muita coisa. Mas, na verdade, não é suficiente: é fundamental esta vinda das empresas portuguesas para conseguirem redirecionar estratégias e objetivos que são importantes”, explica.

Em relação a eventos que se realizam no Brasil em que o nome “Portugal” está presente, o responsável afirma que são “sempre sucesso garantido”. Este “bom” momento que Portugal está a viver mostra a “mudança profunda que houve nestes últimos cinco anos”. No entanto, para o dirigente, “ainda há muito trabalho pela frente”. O caminho está a ser traçado e o objetivo é “prestar toda a informação sobre Portugal, sobre os produtos, sobre as novidades e, sobretudo, sobre um país muito genuíno, autêntico e diversificado que muitos brasileiros ainda não conhecem”. Por essa razão, Bernardo Cardoso vai mais longe e acredita mesmo que “Portugal não é moda: é sim uma vontade e um desejo permanente que o brasileiro tem”.