Abertura do NEST na Covilhã vem “reforçar a criação de valor por todo o território”

O NEST, Centro de Inovação do Turismo, projeto âncora do Turismo 4.0, uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia, da secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, abriu portas, esta quinta-feira, na Covilhã. Segundo o comunicado enviado pelo Turismo de Portugal, os objetivos do NEST passam por “promover a inovação na cadeia de valor do turismo, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital”.

Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo “este Centro é um instrumento-chave para afirmar Portugal como uma referência mundial na inovação no Turismo, antecipar tendências, digitalizar a oferta e contagiar todo o país. Escolhemos a sua localização no interior precisamente porque acreditamos que é aqui que a inovação vai cada vez mais acontecer e para utilizar o Turismo como instrumento de dinamização e mobilização do território”.

Por seu turno, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e também presidente da Direção do NEST, sublinhou que “queremos posicionar Portugal como hub de inovação do setor do turismo e um pólo de referência internacional em termos de empreendedorismo e desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor. Ao inaugurarmos a sede do NEST na Covilhã, estamos também a reforçar a criação de valor por todo o território, ao longo de todo o ano, que são objetivos da Estratégia Turismo 2027”.

O NEST (Centro de Inovação do Turismo) é assim uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão fomentar o empreendedorismo enquanto veículo de inovação e criação de novas empresas, transferir conhecimento para as empresas, antecipar e desenvolver respostas para as mudanças do futuro no turismo, formando e capacitando empresas e recursos humanos para a área da inovação. Para além disso, vai promover serviços de aceleração e incubação de startups, em articulação com uma rede de incubadoras, bem como identificar as tendências internacionais de inovação no turismo, apoiando também a promoção internacional da inovação feita em Portugal. Pretende ainda criar uma plataforma de E-learning, com conteúdos feito à medida pelos vários parceiros, tendo como prioridades a experiência dos turistas, big data & analytics, soluções em sustentabilidade e competências digitais.

A ANA Aeroportos, Brisa, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS, BPI e o Turismo de Portugal são as oito entidades fundadoras do NEST – Centro de Inovação do Turismo.