Abreu chama a atenção para excesso de oferta charter para este verão

Os responsáveis da Abreu Viagens alertaram, à margem da 14ª edição do Mundo Abreu, que se realizou nos passados dias 9 e 10 de abril, em Lisboa, que os operadores turísticos têm de ser “ponderados” e “prudentes” na hora da disponibilização da oferta charter para o verão. Num encontro com os jornalistas, Artur Abreu, presidente da Viagens Abreu, mostrou-se reticente quanto à performance atual do setor das viagens e chamou a atenção para a importância da “união”entre os vários players do setor num momento em que “o mundo inteiro atravessa uma época de extrema dificuldade em que ninguém se sente seguro”. “Sabemos que os riscos existem mas temos de ser capazes de enfrentá-los com mais trabalho, mais ideias e com mais parcerias. Só juntos, cada vez mais próximos uns dos outros, é que poderemos ser capazes de superar tudo isto”, afirmou. Uma ideia complementada minutos depois por Diamantino Pereira, diretor da Viagens Abreu, que asseverou é necessário “deixar-nos de euforias e ter muita calma”.

Fazendo referência ao discurso de Artur Abreu, o diretor da Viagens Abreu voltou a frisar o excesso de oferta de operações charter para o verão. “Há muitas operações charters na nossa opinião e isso vai banalizar alguns destinos e nós temos muito receio disso”, deu conta o responsável, acrescentando que “enquanto agora é possível reajustar operações, porque não há despesas de anulação, daqui por dois meses não será. Acho que o que o Dr. Artur Abreu quis dizer é que os operadores deviam pensar duas vezes. Temos receio que quando os operadores se derem conta que as vendas afinal não são respetivas para a euforia, pretendam reajustar as operações e nessa altura já não é possível reajustar”.

A decorrer há catorze anos, no inicio do mês de abril, o Mundo Abreu é já considerado por muitos players do setor o evento que serve de indicador às tendências de consumo de viagens para o verão. Assim o relembrou Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT: a “importância do Mundo Abreu faz com que seja a partir do final deste evento que se percebem as principais tendências de consumo dos portugueses, ou pelo menos é a partir daqui que vamos consolidá-las e solidificá-las, após o primeiro sinal que terá sido a BTL”. Ou seja, aponta também Pedro Costa Ferreira, o timing para os operadores fazerem ajustes à operação e decidirem “sobre a concretização ou não de alguns charters” é agora, a partir da segunda feira após o Mundo Abreu.