Academia de Revenue Management quer formar gestores dos hotéis em Portugal

Criada em janeiro de 2018, a RM Academy promete revolucionar o panorama da formação especializada para hotéis em Portugal. Conta com uma equipa de profissionais com provas dadas no setor, um portfólio composto por 16 formações específicas na área de Revenue Management (RM) e atualmente possui a gestão de algumas unidades hoteleiras. Todas as suas formações encontram-se devidamente certificadas pela DGERT, sendo uma mais-valia para as unidades que procuram formação especializada nesta área, refere em comunicado.

O objetivo da empresa para 2018 é ambicioso, passa por lançar cerca de 30 formações e adquirir a gestão dos departamentos de Revenue, Vendas e Marketing de 10 unidades hoteleiras nacionais. Os responsáveis do projeto são Rudi Azevedo e Elga Costa (na foto), que possuem uma grande experiência profissional e tem desenvolvido atividades de relevo ao nível da formação e docência no Ensino Superior.

Rudi Azevedo já desempenhou funções em grupos como AC Hotels by Marriott, no Sol Melia, Relais Chateaux, e no InterContinental Hotels Group, Leading Hotels of the World em cargos de Direção de Revenue Management, Vendas e Marketing. Elga Costa tem mais de 20 anos de experiência na área da docência e da comunicação de empresas. Dedica-se, desde 2001, ao Ensino Superior onde tem desempenhado funções de docência na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto e de Coordenação de Unidades de Extensão, como foi o exemplo do Porto School Hotel.

“A Revenue Management Academy (RMA) surge após termos detetado esta lacuna no mercado da formação, mas também pelo aumento repentino de unidades hoteleiras que carecem de conhecimento mais técnico nas áreas em que intervimos. Por este motivo temos também uma área de Consultoria e Outsourcing.” dizem os seus fundadores, Rudi Azevedo e Elga Costa.

A RMA foi desenvolvida com a missão de ser uma reconhecida fonte de conhecimento e uma força inspiradora para a indústria hoteleira. O foco da Revenue Management Academy é o desenvolvimento de profissionais no ativo e/ou de futuros profissionais, cuja paixão seja a indústria hoteleira.

A oferta formativa especializada abrange as seguintes áreas:
– Revenue Management
– E-Commerce
– Marketing Digital

A sua equipa de formadores está altamente especializada na área de Revenue Management e atualmente no ativo nas mais diversas marcas hoteleiras de cariz internacional. Vão permitir um nível de conhecimento que ainda não está disponível no mercado de formação em Portugal, garantem os responsáveis.

“Desenvolvemos uma plataforma de formação de Revenue Management, Global Sales e Marketing Digital, com base no conhecimento adquirido ao longo de mais de uma década nas mais diversas marcas hoteleiras com posição dominante no mercado global.” afirma Rudi Azevedo.

Na vertente de Consultoria, o compromisso passa por prestar auxílio a hotéis e outras unidades de alojamento, com a garantia de incrementar todos os KPI’s. Toda a equipa de consultores, com um sólido conhecimento e uma vasta experiência em Revenue Management, “será a escolha natural na hora de definir e implementar estratégias de maximização de resultados por parte de potenciais parceiros” diz Elga Costa.

O empenho da Academia passa por efetuar uma análise independente do atual estado da sua empresa e do potencial que tem por realizar, ajustando a respetiva unidade ao contexto em que se insere. Nos casos de consultoria, é destacado um ‘project manager’ e definida uma equipa, com consultores e responsáveis das áreas a serem intervencionadas. Rudi Azevedo e Elga Costa explicam que os próprios serviços podem variar. Estes serviços podem passar por estudos de mercado, desenvolvimento de conceito, análise, implementação de estratégias de posicionamento ou distribuição. O trabalho da RMA passa, essencialmente, pela formação especializada em RM, mas também por uma melhoria de eficiência das unidades hoteleiras, bem como pela “capacidade de potenciar as suas receitas”, obtendo assim resultados evidentes na performance de cada unidade.

“Não há ninguém no mercado com esta estrutura e acreditamos que estamos a criar um espaço até agora por explorar” concluem Rudi Azevedo e Elga Costa.