Academia Inatel: oferta certificada no Turismo e Hotelaria

A Academia Inatel tem apostado numa oferta formativa certificada, especializada e direccionada para profissionais ou formandos que pretendam desenvolver as suas competências em vertentes específicas de acção, sobretudo no Turismo e na Hotelaria. O projeto iniciou-se com um Curso de Turismo e Animação Cultural, que contemplava a realização de formação em contexto de trabalho, tanto nos serviços da Inatel como em entidades parceiros. Aqui, quatro dos formandos que estavam no desemprego, obtiveram um contrato de trabalho. Para além destes, dois receberão, com início em janeiro de 2016, estágios remunerados na Inatel por 12 meses. O facto da Inatel ter 16 unidades hoteleiras e de ser uma operadora turística com 22 lojas por todo o país, permite que os formandos possam ser integrados em projetos e equipas de trabalho.
Para 2015/2016, estabeleceu-se uma parceria com a Escola Superior de Hotelaria do Estoril com duas Pós-graduações, que se iniciarão em Setembro: Gestão e Animação em Turismo Sénior e Turismo Acessível e Inclusivo.
Está ainda a oferecer Cursos Técnicos, que terão início em outubro. O Curso Técnico em Turismo vocacionado para a formação na vertente das Operações e Vendas em Turismo; e o Curso de Receção em Hotel que visa uma formação técnica na área da Hotelaria e tem como objetivo formar quadros intermédios, com vista à sua rápida integração no mercado de trabalho, incorporando as melhores práticas e experiências numa crescente aproximação às necessidades e expectativas do mercado. Os dois melhores formandos destes cursos receberão um estágio remunerado durante 12 meses. Ambos desenvolvem-se em regime pós-laboral e são constituídos por unidades de formação de curta duração (UFCD), de 25 horas cada, que podem também ser realizadas autonomamente. As formações técnicas têm igualmente 50% desconto para desempregados e uma Bolsa de Âmbito Social.
Outra vantagem destas formações é o Programa Bolsa Voluntária. Em todos os Cursos Técnicos, para 2015/2016, a Academia Inatel irá atribuir aos formandos interessados Bolsas Voluntárias, que consistem em descontos que os formandos poderão vir a usufruir, até um máximo de 70%, por Curso ou UFCD que frequentem, em troca de trabalho voluntário efetuado nos serviços da Inatel e na área da formação que se encontrem a frequentar. Por cada 10% de desconto o formando ficará obrigado a dar à Fundação sete horas de trabalho. Este conceito, permite facilitar o acesso às formações, mas também criar oportunidades aos formandos de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas áreas de aprendizagem que selecionaram.