Accor aposta em hortas urbanas nos seus hotéis em todo o mundo

36% dos hotéis do Grupo Accor em Portugal já contam com uma horta urbana para a plantação de diversos produtos frescos e biológicos, que são utilizadas na elaboração dos menus dos restaurantes dos hotéis, na carta de cocktails e chás nos bares, e até nos óleos aromáticos dos spas. Vegetais, frutas, ervas e flores comestíveis são alguns dos cultivos existentes nas hortas urbanas dos hotéis do Grupo no nosso país. Entre algumas das unidades que já contemplam esta oferta, encontram-se os hotéis ibis Faro Algarve, Novotel Setúbal, Novotel Porto Gaia e Sofitel Lisbon Liberdade.

Segundo Rebeca Ávila, diretora do Departamento de Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels Europa do Sul: “A colocação de hortas urbanas nos hotéis de todo o grupo permite reduzir o impacto ambiental ao máximo e oferecer aos nossos clientes os produtos mais frescos. Nesta linha, temos que destacar também o facto de que, cada unidade hoteleira é incentivada para escolher fornecedores nacionais e produtos da época. Um dos nossos objetivos até 2020 é que, pelo menos 10 produtos sejam regionais, e cada unidade deve garantir que ¾ das frutas ou legumes são da época.”

Mais de 1.000 hortas urbanas contribuem para a transformação 

Com o objetivo de dar resposta ao aumento da procura de produtos locais e frescos, e de oferecer alternativas saudáveis adequadas às diferentes necessidades alimentares, o Grupo Accor conta atualmente com 1064 hortas urbanas em todo o mundo, que proporcionam vegetais e ervas aromáticas diretamente aos restaurantes e bares dos hotéis.

A restauração e os serviços de Food&Beverage têm vindo a ganhar um maior protagonismo, permitindo oferecer aos clientes uma gama de experiências mais completa, nos seus 100,000 restaurantes em todo o mundo. A qualidade e sustentabilidade da oferta gastronómica dos seus hotéis está estreitamente relacionada com um dos últimos passos no marco do Planet 21, programa de RSC da Accor: a definição de uma série de compromissos em matéria alimentar até 2020, e que serão implementados progressivamente, uma vez que existem disparidades nos modelos alimentares e agrícolas nas diferentes áreas geografias onde o Grupo está presente.

Menus mais frescos, mais locais e com menos 30% de desperdício

Para além de contribuir para a criação de opções alimentares mais variadas e saudáveis, e apoiar modelos agrícolas sustentáveis através da instalação de hortas urbanas, o Grupo Accor definiu como prioridade a luta contra o desperdício de comida. Até o final de 2020 pretende-se reduzir o desperdício alimentar um 30%, através da promoção de iniciativas de sensibilização e ação entre clientes, colaboradores e público em geral.