Accor assume reforço de posição como líder de mercado na Europa do Sul

Com mais de 1.900 hotéis e 53 inaugurações em 2021, a região da Europa do Sul, que inclui Portugal, França, Espanha, Itália, Malta, Grécia e Israel, representa atualmente 36% da carteira do grupo.

As equipas de desenvolvimento, conceção e serviços técnicos no Sul da Europa permitiram ao grupo atingir uma quota de mercado de 37% em relação ao número de quartos assinados em 2021, um desempenho duas vezes melhor do que o do concorrente direto na região. Em França, a Accor chegou mesmo a atingir uma quota de mercado de 55%.

Em Portugal, o grupo continua a crescer, com a abertura, no ano passado, do novo Mercure Fátima, e a estreia da marca Mama Shelter, com o Mama Shelter Lisboa a abrir em janeiro deste ano. No final de 2022, está ainda prevista a abertura do ibis Styles Lisboa Aeroporto.

A Accor garante provar mais uma vez a atratividade das suas mais de 20 marcas na região. Os novos projetos de desenvolvimento aceleraram com quase metade dos projetos assinados por novos parceiros (44%).

“Estamos satisfeitos por constatar que a crise da COVID-19 está a recuar. Com um hotel assinado a cada seis dias em 2021, vemos como o Grupo tem sido resistente, graças à força das suas marcas, em todos os segmentos”, disse Maud Bailly, CEO do Sul da Europa da Accor.

Até 2022, a região pretende ter cerca de 40% dos seus projetos em desenvolvimento nos setores de luxo, premium e lifestyle

Já com um crescimento de 60% de novos projetos em 2021 nestes segmentos, em comparação com 2019, a região continuará a impulsionar uma ambiciosa estratégia de desenvolvimento nas categorias luxo e premium, com algumas marcas prestes a chegar, tais como Mövenpick e Swissôtel ou Emblems, uma marca de coleção. MGallery, a marca hoteleira boutique premium, está a experimentar o crescimento mais forte no sul da Europa. Inclui a recente chegada da MGallery L’Aigle Noir em Fontainebleau e do Esquisse Hotel & Spa Colmar – MGallery, e promete abrir nove hotéis até ao fim de 2022, para completar os 40 já abertos.

“A nossa ambição é aumentar a quota do segmento de luxo, premium e lifestyle nos nossos novos projetos de desenvolvimento para quase 40% até 2022. Os recentes lançamentos de Emblems, uma marca de coleção de luxo, e Orient Express, uma lendária marca de viagens no segmento de ultra-luxo, tornam isto possível e mostram o potencial de desenvolvimento de hotéis icónicos construídos sobre o seu património intemporal”, acrescentou Xavier Grange, SVP Development da Accor para a Europa do Sul.

Em paralelo, o grupo está a consolidar a força das suas marcas históricas. A região do Sul da Europa continua a liderar com 63% de todos os novos quartos em 2021 nos segmentos económicos e midscale, com 53 novos hotéis nestes segmentos. Este volume é conduzido pelas conhecidas marcas Mercure, Novotel e ibis, que continua a inovar, como demonstra o ibis Béthune Centre Gare, com o seu conceito “Square”, um design que dilui a fronteira com a rua e o espaço público para criar uma ligação mais forte entre os viajantes e os residentes locais.

A região concentra-se em novos destinos de lazer

Esta estratégia de crescimento para projetos de luxo e premium reflete-se também no estabelecimento de novos destinos de lazer. Espanha, o segundo maior mercado da região, continua a reforçar-se com o desenvolvimento de cidades como Madrid ou Barcelona, com a abertura do Sofitel Barcelona Skipper prevista para setembro, assim como a região ibérica de uma forma geral, com Lisboa e Porto. Pretende-se também conquistar regiões com forte potencial para resorts como as Ilhas Baleares, Marbella e o Algarve.

Os projetos de luxo e premium multiplicam-se também em Itália, como nas regiões do Lago de Como, Sardenha e Apúlia. Os destinos populares da Grécia e das suas ilhas registam um crescimento excecional e permitem o desenvolvimento de marcas de colecionadores com, por exemplo, a Niko Seaside Resort MGallery que abrirá as suas portas em meados de abril de 2022 em Creta e oferecerá um hotel boutique com um caráter único.

Por fim, o grupo irá duplicar a sua presença em Israel, um mercado onde os projetos estão a crescer. O primeiro Swissôtel do país, o Swissôtel Sun Bat Yam, será um destino de luxo no coração de um resort dedicado ao bem-estar com vista para o Mediterrâneo. Líder incontestável em França, Accor continua a expandir-se no segmento estratégico de luxo e premium com aberturas icónicas, como o recente Pullman Paris Montparnasse e o próximo MGallery Tours Duo previsto para finais de 2022, em Paris. O Grupo está também a conquistar destinos de mar e montanha, bem como regiões cada vez mais atrativas para os viajantes em busca da natureza e de autenticidade, como o Luberon, a Provença e as regiões vinícolas.

Um desenvolvimento cada vez mais sustentável

A região da Europa do Sul destaca-se em 2021 com 65% das assinaturas como conversões de edifícios. Esta estratégia visa limitar o impacto ambiental através da redução do número de novas construções.

A estratégia de desenvolvimento da Accor para a Europa do Sul continuará também a contar com o crescimento da sua marca de hospitalidade circular, greet. Esta marca contou com 15 assinaturas em 2021 e 10 aberturas previstas para 2022, para complementar os 15 hotéis inaugurados no ano passado.

“Os hotéis de amanhã serão, mais do que nunca, locais acolhedores e sustentáveis para se viver. Como líder da indústria, temos a responsabilidade de fazer a diferença e criar soluções proativas para o ambiente e a sociedade. Estamos comprometidos em acabar com o plástico de utilização única até ao final de 2022, reduzindo os resíduos alimentares e alcançando a neutralidade de carbono até 2050. Estamos a transformar hotéis em lugares sustentáveis que respeitam o ambiente”, afirma Maud Bailly.