O Grupo Accor associou-se à SGS, uma referência mundial em inspeção, verificação e certificação, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos seus clientes em Portugal, Espanha, Itália e Grécia, através da implementação de medidas adicionais de limpeza nos seus hotéis. O acordo contempla que, após os hotéis terem aplicado os novos protocolos, serão verificados e auditados por profissionais da SGS, tornando-os credores do selo ALLSAFE. Desde 20 de junho, os hotéis Accor na península começaram a receber a visita dos certificadores da SGS.
Focalizado na manutenção de altos padrões sanitários, o projeto, dividido em três etapas, começou com a definição de boas práticas e com a integração das normativas e recomendações locais. O seguinte passo foi a criação, por parte do Accor, de um guia de referência, a que se seguirá, numa última fase, o certificado externo que comprove a estrita aplicação das práticas.
“Em conjunto com a SGS, uma das maiores redes de especialistas em auditoria do mundo, trabalharemos para tornar real a nossa prioridade número um neste momento: converter os hotéis da Europa do Sul em lugares que primam pela máxima segurança, tanto para os colaboradores como para os clientes”, afirmou Cristina Ramos, SVO Operations no Accor para Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Malta. “Com este trabalho com a SGS, vamos para além das boas intenções e, para assegurar os compromissos adquiridos ao nível da segurança e da higiene, concederemos o selo ALLSAFE exclusivamente aos hotéis que obtiverem esta certificação externa”, aponta Cristina Ramos.
“Na minha condição de viajante assíduo, é muito importante a segurança de saber que as condições de higiene no hotel em que fico são equivalentes às de minha própria casa. Esta aliança com o Grupo Accor Southern Europe, no seu programa ALLSAFE, confirma este valor acrescentado e a confiança de saber que seus hotéis cuidam da segurança de seus clientes, da mesma forma que a SGS. Com a nossa rede de especialistas, poderemos verificar o cumprimento por parte dos estabelecimentos, dos exigentes protocolos definidos por Accor em matéria de higiene e prevenção”, afirma Peter Possemiers, vice-presidente executivo da SGS Environment, Health and Safety.
Os aspetos a incluir nas auditorias da SGS incluem a verificação da limpeza e desinfeção; testes de resíduos e segurança da água; qualidade do ar interior; segurança dos colaboradores; serviços de resposta a emergências; e a continuidade da iniciativa a longo prazo.
A fim de promover a recuperação da confiança dos viajantes e de acordo com os códigos de transparência do grupo, os hotéis certificados podem ser consultados no website de cada estabelecimento, bem como através de um QR Code que será concedido aos hotéis que preencham todos os requisitos para facilitar a verificação em tempo real.