• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
16/06/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Soltrópico promove tertúlias pelo país com apoio da Oficina Nacional de Turismo de Marrocos

    Soltrópico promove tertúlias pelo país com apoio da Oficina Nacional de Turismo de Marrocos

    Ryanair apela ao novo Governo português para solucionar falta de funcionários no controlo fronteiriço

    Accor ultrapassa os 100 hotéis em Espanha

    Accor ultrapassa os 100 hotéis em Espanha

    Lusanova já disponibiliza catálogo Argentina e Chile para 2025/26

    Lusanova já disponibiliza catálogo Argentina e Chile para 2025/26

    Marriott International reforça presença em Portugal com abertura do Delta Hotels by Marriott Açores

    Marriott International reforça presença em Portugal com abertura do Delta Hotels by Marriott Açores

    PMA TRAVEL – DMC conquista certificação internacional Travelife Partner

    PMA TRAVEL – DMC conquista certificação internacional Travelife Partner

    The Editory by the Sea Lagos já foi inaugurado

    The Editory by the Sea Lagos já foi inaugurado

    IndiGo, Delta Air Lines, Air France-KLM e Virgin Atlantic anunciam parceria para ligar Índia à América do Norte e Europa

    IndiGo, Delta Air Lines, Air France-KLM e Virgin Atlantic anunciam parceria para ligar Índia à América do Norte e Europa

    NAU São Rafael Suites inova com simuladores de golfe e reforça oferta de lazer indoor

    NAU São Rafael Suites inova com simuladores de golfe e reforça oferta de lazer indoor

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política

    Turismo de Portugal representa país na ONU Turismo com eleição para dois órgãos

    RoomRaccon: Hotéis independentes em Portugal lideram nas taxas de ocupação em 2023 face a outros países europeus

    Hotéis de Lisboa lideram nas reservas diretas, segundo a GuestCentric

    INE: Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais manteve tendência de crescimento em abril

    Presidente da ANAV  integra nova direção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas

    ANAV critica cedência da União Europeia ao lobby das companhias aéreas

    Um novo ciclo de seis anos para o turismo e a hospitalidade na Universidade Portucalense

    Um novo ciclo de seis anos para o turismo e a hospitalidade na Universidade Portucalense

    José Manuel Santos lidera nova Direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

    (II) Alentejo: “Temos uma oferta que está muito ancorada numa imagem de qualidade, numa imagem premium”

    Aposta no alargamento de mercados para Portugal passa por EUA, México, Argentina e Austrália

    CTP elogia continuação de Pedro Machado e coloca reservas a uma Secretaria de Estado que junta Turismo, Comércio e Serviço

    Protocolo em Cascais para estimular a atividade económica e turística do destino

    Nova SBE e Associação Turismo Cascais lançam programa para transformar sustentabilidade na restauração e hotelaria

    OE 2025: CTP quer menos impostos e mais incentivos ao emprego e turismo interno

    Sem ministério do Turismo CTP espera que Ministro da Economia e Coesão dê prioridade ao setor

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Sandro de Almeida Pimenta?

    Quem é… Sandro de Almeida Pimenta?

    Patrícia Correia é a nova diretora geral do Palácio de Tavira

    Patrícia Correia é a nova diretora geral do Palácio de Tavira

    United Hospitality Management reforça a aposta na gestão de talento

    United Hospitality Management reforça a aposta na gestão de talento

    Grupo GEA reforça equipa comercial na zona sul

    Grupo GEA reforça equipa comercial na zona sul

    Rogério Petraglia é o novo diretor do Hotel Florasol do Grupo Dorisol

    Rogério Petraglia é o novo diretor do Hotel Florasol do Grupo Dorisol

    Quem é… Sandro Pereira?

    Quem é… Sandro Pereira?

    Verdelago Resort tem novo diretor geral de Operações

    Verdelago Resort tem novo diretor geral de Operações

    Fórum de Turismo Interno Vê Portugal 2025 arranca com reuniões de negócios em Anadia

    Fórum de Turismo Interno Vê Portugal 2025 arranca com reuniões de negócios em Anadia

    Empresas já podem garantir participação na Feira de Emprego do Turismo de 2026

    Empresas já podem garantir participação na Feira de Emprego do Turismo de 2026

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Argentina com Lusanova & Air Europa (I): As muitas paixões de Buenos Aires

    Argentina com Lusanova & Air Europa (I): As muitas paixões de Buenos Aires

    Rede Expressos aproxima Porto, Braga e Guimarães com viagens a 1,95€

    Rede Expressos tem mais de 100 mil bilhetes a partir de 2,95€ para este verão

    Alentejo: Na Fabricaal, a tradição das mantas de Reguengos ainda é o que era mas a lã ganhou novas funções

    Alentejo: Na Fabricaal, a tradição das mantas de Reguengos ainda é o que era mas a lã ganhou novas funções

    Alentejo: No Sem-Fim a gastronomia é complementada com um museu e galeria de arte

    Alentejo: No Sem-Fim a gastronomia é complementada com um museu e galeria de arte

    José Manuel Santos lidera nova Direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

    (II) Alentejo: “Temos uma oferta que está muito ancorada numa imagem de qualidade, numa imagem premium”

    Alentejo: Inovação e tradição mantêm vivo o vinho de talha em Vila de Frades

    Alentejo: Inovação e tradição mantêm vivo o vinho de talha em Vila de Frades

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Celebrity Cruises renova navios da série Solstice

    Celebrity Cruises renova navios da série Solstice

    Museu Tesouro Real celebra 3.º aniversário com atividades especiais

    Museu Tesouro Real celebra 3.º aniversário com atividades especiais

    Todos os parques aquáticos nos municípios de risco elevado e muito elevado podem reabrir esta sexta-feira

    Parque Aquático de Amarante começa época de verão com entrada gratuita para as crianças

    Brunch do Dia da Criança no Vila Vita Parc traz muitos sabores e diversão

    Brunch do Dia da Criança no Vila Vita Parc traz muitos sabores e diversão

    O Dia da Criança no InterContinental Lisbon tem um circo de cor e sabor

    O Dia da Criança no InterContinental Lisbon tem um circo de cor e sabor

    Saboreie um brunch à moda dos Açores sem sair da capital

    Sunset “Atlantic Breeze”: final de tarde à maneira açoriana mas em Lisboa

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Soltrópico promove tertúlias pelo país com apoio da Oficina Nacional de Turismo de Marrocos

    Soltrópico promove tertúlias pelo país com apoio da Oficina Nacional de Turismo de Marrocos

    Ryanair apela ao novo Governo português para solucionar falta de funcionários no controlo fronteiriço

    Accor ultrapassa os 100 hotéis em Espanha

    Accor ultrapassa os 100 hotéis em Espanha

    Lusanova já disponibiliza catálogo Argentina e Chile para 2025/26

    Lusanova já disponibiliza catálogo Argentina e Chile para 2025/26

    Marriott International reforça presença em Portugal com abertura do Delta Hotels by Marriott Açores

    Marriott International reforça presença em Portugal com abertura do Delta Hotels by Marriott Açores

    PMA TRAVEL – DMC conquista certificação internacional Travelife Partner

    PMA TRAVEL – DMC conquista certificação internacional Travelife Partner

    The Editory by the Sea Lagos já foi inaugurado

    The Editory by the Sea Lagos já foi inaugurado

    IndiGo, Delta Air Lines, Air France-KLM e Virgin Atlantic anunciam parceria para ligar Índia à América do Norte e Europa

    IndiGo, Delta Air Lines, Air France-KLM e Virgin Atlantic anunciam parceria para ligar Índia à América do Norte e Europa

    NAU São Rafael Suites inova com simuladores de golfe e reforça oferta de lazer indoor

    NAU São Rafael Suites inova com simuladores de golfe e reforça oferta de lazer indoor

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política

    Turismo de Portugal representa país na ONU Turismo com eleição para dois órgãos

    RoomRaccon: Hotéis independentes em Portugal lideram nas taxas de ocupação em 2023 face a outros países europeus

    Hotéis de Lisboa lideram nas reservas diretas, segundo a GuestCentric

    INE: Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais manteve tendência de crescimento em abril

    Presidente da ANAV  integra nova direção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas

    ANAV critica cedência da União Europeia ao lobby das companhias aéreas

    Um novo ciclo de seis anos para o turismo e a hospitalidade na Universidade Portucalense

    Um novo ciclo de seis anos para o turismo e a hospitalidade na Universidade Portucalense

    José Manuel Santos lidera nova Direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

    (II) Alentejo: “Temos uma oferta que está muito ancorada numa imagem de qualidade, numa imagem premium”

    Aposta no alargamento de mercados para Portugal passa por EUA, México, Argentina e Austrália

    CTP elogia continuação de Pedro Machado e coloca reservas a uma Secretaria de Estado que junta Turismo, Comércio e Serviço

    Protocolo em Cascais para estimular a atividade económica e turística do destino

    Nova SBE e Associação Turismo Cascais lançam programa para transformar sustentabilidade na restauração e hotelaria

    OE 2025: CTP quer menos impostos e mais incentivos ao emprego e turismo interno

    Sem ministério do Turismo CTP espera que Ministro da Economia e Coesão dê prioridade ao setor

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Sandro de Almeida Pimenta?

    Quem é… Sandro de Almeida Pimenta?

    Patrícia Correia é a nova diretora geral do Palácio de Tavira

    Patrícia Correia é a nova diretora geral do Palácio de Tavira

    United Hospitality Management reforça a aposta na gestão de talento

    United Hospitality Management reforça a aposta na gestão de talento

    Grupo GEA reforça equipa comercial na zona sul

    Grupo GEA reforça equipa comercial na zona sul

    Rogério Petraglia é o novo diretor do Hotel Florasol do Grupo Dorisol

    Rogério Petraglia é o novo diretor do Hotel Florasol do Grupo Dorisol

    Quem é… Sandro Pereira?

    Quem é… Sandro Pereira?

    Verdelago Resort tem novo diretor geral de Operações

    Verdelago Resort tem novo diretor geral de Operações

    Fórum de Turismo Interno Vê Portugal 2025 arranca com reuniões de negócios em Anadia

    Fórum de Turismo Interno Vê Portugal 2025 arranca com reuniões de negócios em Anadia

    Empresas já podem garantir participação na Feira de Emprego do Turismo de 2026

    Empresas já podem garantir participação na Feira de Emprego do Turismo de 2026

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Argentina com Lusanova & Air Europa (I): As muitas paixões de Buenos Aires

    Argentina com Lusanova & Air Europa (I): As muitas paixões de Buenos Aires

    Rede Expressos aproxima Porto, Braga e Guimarães com viagens a 1,95€

    Rede Expressos tem mais de 100 mil bilhetes a partir de 2,95€ para este verão

    Alentejo: Na Fabricaal, a tradição das mantas de Reguengos ainda é o que era mas a lã ganhou novas funções

    Alentejo: Na Fabricaal, a tradição das mantas de Reguengos ainda é o que era mas a lã ganhou novas funções

    Alentejo: No Sem-Fim a gastronomia é complementada com um museu e galeria de arte

    Alentejo: No Sem-Fim a gastronomia é complementada com um museu e galeria de arte

    José Manuel Santos lidera nova Direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

    (II) Alentejo: “Temos uma oferta que está muito ancorada numa imagem de qualidade, numa imagem premium”

    Alentejo: Inovação e tradição mantêm vivo o vinho de talha em Vila de Frades

    Alentejo: Inovação e tradição mantêm vivo o vinho de talha em Vila de Frades

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Celebrity Cruises renova navios da série Solstice

    Celebrity Cruises renova navios da série Solstice

    Museu Tesouro Real celebra 3.º aniversário com atividades especiais

    Museu Tesouro Real celebra 3.º aniversário com atividades especiais

    Todos os parques aquáticos nos municípios de risco elevado e muito elevado podem reabrir esta sexta-feira

    Parque Aquático de Amarante começa época de verão com entrada gratuita para as crianças

    Brunch do Dia da Criança no Vila Vita Parc traz muitos sabores e diversão

    Brunch do Dia da Criança no Vila Vita Parc traz muitos sabores e diversão

    O Dia da Criança no InterContinental Lisbon tem um circo de cor e sabor

    O Dia da Criança no InterContinental Lisbon tem um circo de cor e sabor

    Saboreie um brunch à moda dos Açores sem sair da capital

    Sunset “Atlantic Breeze”: final de tarde à maneira açoriana mas em Lisboa

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Accor: “Temos sido pioneiros em trazer a sustentabilidade para a hotelaria há mais de 30 anos”

Ambitur esteve à conversa com Cristina Ramos, Chief Sustainability Officer para a Europa e Norte de África (44 países) das marcas Premium, Midscale e Economy da Accor.

06/05/2024
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 9 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
121
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Sustentabilidade na hotelaria e no turismo é um tema cada vez mais presente em todas as decisões das empresas destes setores. Ambitur esteve à conversa com Cristina Ramos, Chief Sustainability Officer para a Europa e Norte de África (44 países) das marcas Premium, Midscale e Economy da Accor, com a missão de cumprir os compromissos de sustentabilidade do grupo e das suas marcas. A gestora lembrou que o Grupo Accor tem sido pioneiro na definição dos seus objetivos de descarbonização, com um plano com compromissos muito específicos. E garante que Portugal, comparativamente a outros países europeus, tem sido reconhecido pelo seu compromisso com o turismo sustentável.

A sustentabilidade é hoje um elemento fundamental no funcionamento de qualquer hotel. Como é que a Accor incorpora a sustentabilidade na sua estratégia e que objetivos define?

Na Accor temos sido pioneiros em trazer a sustentabilidade para a hotelaria há mais de 30 anos, agora estamos a acelerar a nossa transformação global, colocando a sustentabilidade no centro de tudo o que fazemos.

o Grupo comprometeu-se a alcançar a neutralidade carbónica até 2050, com objetivos de descarbonização baseados na ciência (SBTI)

Como objetivo prioritário, o Grupo comprometeu-se a alcançar a neutralidade carbónica até 2050, com objetivos de descarbonização baseados na ciência (SBTI), que nos fornecem um caminho claramente definido para reduzir as emissões em linha com o Acordo de Paris, o tratado internacional juridicamente vinculativo sobre as alterações climáticas.

Já em dezembro de 2019, estando cientes de que 70% da pegada de carbono da Accor provém do consumo de energia nos hotéis, o Grupo aderiu à iniciativa Objetivos Baseados na Ciência (SBTi) – e comprometeu-se a estabelecer objetivos de redução de carbono em conformidade com o Acordo Climático de Paris para limitar o aquecimento global a 1,5°C.

O desempenho do Grupo em relação às iniciativas é reconhecido por diferentes instituições e indicadores no mundo ESG.

Estamos a implementar um plano de transformação para envolver todas as nossas partes interessadas, desde proprietários de hotéis até à nossa cadeia de abastecimento, colaboradores e clientes.

Para tornar um hotel sustentável, o nosso plano de transformação assenta em três pilares operacionais: Stay, Eat e Explore.

 

O que significa para a Accor ser um hotel sustentável?

Para tornar um hotel sustentável, o nosso plano de transformação assenta em três pilares operacionais: Stay, Eat e Explore.

Começando pela estadia (Stay): os hotéis devem operar dentro dos limites planetários, ou seja, integrando a circularidade nas suas operações, preservando a água e os recursos naturais e descarbonizando-se.

Por exemplo, a Accor já eliminou mais de 50 artigos de plástico de uso único da experiência dos clientes e estamos em processo de certificação externa de todos os nossos hotéis. Além disso, fomentamos a abertura de novos hotéis inteligentes e sustentáveis (ecodesign) com a aplicação de princípios de economia circular para preservar os recursos.

O segundo pilar, comer (Eat): envolve uma participação na transformação das práticas agrícolas e do modelo alimentar com nossos mais de 10 000 bares e restaurantes melhorando simultaneamente as experiências gastronómicas dos nossos clientes.

No final de 2022, 65% dos nossos hotéis já ofereciam 75% de frutas e legumes da época e pelo menos 10 produtos regionais de restauração. [Fonte: Accor Universal Registration Document 2023]
E por último explorar (Explore): onde trabalhamos ativamente para ancorar os hotéis no seu território, participando em formas de repensar o modelo turístico e sendo uma força positiva para as populações locais e para o meio ambiente.

Como prova está o facto da Accor ser membro do grupo de trabalho sobre sustentabilidade do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) desde 2021. Neste sentido, o Grupo apoiou a campanha “30×30 pela natureza”. Esta campanha implica que o sector do turismo incentive os governos a renovar o seu compromisso de proteger 30% da terra do mundo e 30% dos seus oceanos para travar o declínio crítico da biodiversidade.

Os nossos hotéis são centros de ensino e sensibilização ambiental.

 

Que iniciativas promovem para envolver os hóspedes nesta preocupação com a sustentabilidade?

Precisamente em relação a este último pilar, Explore, estreitamos os laços com os nossos clientes, criando experiências sustentáveis alinhadas com a nossa abordagem e sensibilizando-os para o que está em causa e para os problemas que se colocam, para que, em última instância, também eles possam ser embaixadores da mudança. Os nossos hotéis são centros de ensino e sensibilização ambiental.

Além disso, garantimos que a transformação sustentável dos nossos hotéis seja visível e amplamente comunicada aos nossos clientes, especialmente através da certificação sustentável de terceiros, com o objetivo de sensibilizar e inspirar comportamentos responsáveis.

Por último, ajudamos a mudar hábitos alimentares, oferecendo aos nossos clientes opções novas e sustentáveis de alimentos e bebidas.

dentro do nosso plano de transformação está incluído o abastecimento responsável com mais fornecedores locais e o aumento da rastreabilidade das matérias-primas

 

Preocupam-se em se envolver a comunidade local e apoiar iniciativas sustentáveis? De que forma?

Sem dúvida, dentro do nosso plano de transformação está incluído o abastecimento responsável com mais fornecedores locais e o aumento da rastreabilidade das matérias-primas.

Preservar as comunidades e a cultura locais é de vital importância, uma vez que a Accor contribui em grande medida para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades nas quais opera: um posto de trabalho direto criado num hotel mantém quatro postos fora do hotel (nos fornecedores, nos serviços públicos…).

Em 2023, a Accor lançou Heartists for Good, uma plataforma de voluntariado que permite que os colaboradores se associem a ONGs locais para realizar atividades de impacto positivo. Lançado em França como fase-piloto, será gradualmente alargado a nível internacional a partir de 2024.

Também foram reforçadas as medidas para reduzir o desperdício alimentar, com base na abordagem “reduzir, reutilizar, reciclar”, fazendo-se igualmente doações para bancos alimentares locais.

Alguns hotéis, como em França, fizeram uma parceria com a LPO (Ligue de Protection des Oiseaux) para transformar os seus hotéis num refúgio de biodiversidade e implementaram infraestruturas ou efetuaram intercâmbio de conhecimentos com os seus hóspedes, para que as suas iniciativas de sustentabilidade sejam integradas na experiência do hóspede.

Recentemente fizemos uma parceria com Captain Cause para lançar all-captaincause.com, uma plataforma que permite aos membros ALL descobrir e apoiar ações de impacto usando os seus pontos de recompensa em todo o mundo e a qualquer momento.

 

Que certificações/selos possui a Accor neste âmbito e qual a mais-valia destas certificações?

A Accor associou-se recentemente a eco certificações como Green Key e Green Globe para avaliar os hotéis nos quatro pilares da sustentabilidade: gestão sustentável, impacto ambiental, impacto cultural e impacto socioeconómico.

As certificações de sustentabilidade proporcionam benefícios tanto às empresas como aos clientes, proprietários e à sociedade em geral.

Ao serem emitidas por terceiros, as certificações aumentam a confiança dos clientes, já que vêm a certificar que os compromissos alcançados são verdadeiros. Além disso, estes últimos e as empresas procuram cada vez mais produtos e serviços social e ambientalmente responsáveis.

Para os proprietários significa uma redução de riscos e custos operacionais, uma melhoria da reputação e uma diferenciação competitiva, bem como atração e retenção do talento, pois cada vez mais trabalhadores desejam estar numa empresa com valores éticos e sustentáveis.

Por último, as certificações de sustentabilidade ajudam as empresas a cumprir a sua responsabilidade social e ambiental ao promover práticas comerciais que minimizam o impacto negativo no meio ambiente e nas comunidades locais, e maximizam os benefícios para todas as partes interessadas. O que contribui para o bem-estar geral da sociedade e do planeta.

Os clientes procuram opções que minimizem a sua pegada de carbono e promovam práticas respeitadoras do meio ambiente, avaliando simultaneamente se os hotéis estão comprometidos com causas éticas.

 

A sustentabilidade é uma preocupação crescente para os vossos hóspedes? Como é que demonstram essa preocupação? Tornaram-se mais exigentes?

Efetivamente, encabeçados pela população mais jovem, observa-se uma preocupação crescente em muitos clientes dos nossos hotéis quanto questões de sustentabilidade. Sete em cada 10 viajantes (71%) afirmam que a sustentabilidade é importante nas suas decisões de viagem (Fonte: European Travel Trends – Accor 2024).

Esta preocupação manifesta-se no processo de seleção de alojamento. Os clientes procuram opções que minimizem a sua pegada de carbono e promovam práticas respeitadoras do meio ambiente, avaliando simultaneamente se os hotéis estão comprometidos com causas éticas.

Em termos de reputação da marca e experiência do cliente, estes procuram empresas com compromissos fortes que reflitam os seus valores e lhes proporcionem uma experiência que seja mais do que apenas um lugar para dormir.

a Accor procura as melhores soluções junto dos melhores fornecedores, que acelerem a transição sustentável dos hotéis e melhorem a sua atratividade e valo

 

A escolha dos parceiros/fornecedores também tem em conta práticas sustentáveis?

Para todos e cada um dos objetivos definidos -como eliminar o plástico de uso único da experiência do hóspede, reduzir as emissões de carbono, reduzir o desperdício alimentar, alcançar a igualdade de género, formação em sustentabilidade para todos, otimizar os relatórios ambientais – a Accor procura as melhores soluções junto dos melhores fornecedores, que acelerem a transição sustentável dos hotéis e melhorem a sua atratividade e valor.

A divisão de Compras tem a sua própria política ESG com a máxima exigência em temas tanto sociais como ambientais. Por sua vez, o departamento de compras tem o seu próprio plano de descarbonização da cadeia de abastecimento.

 

Dispõem de um departamento dedicado a esta questão? É algo mais importante por pertencerem a uma cadeia internacional?

Na Accor está estabelecida governance com envolvimento de todos os níveis de decisão, desde o Board aos Comités Regionais e adicionalmente existe uma equipa ESG, tanto a nível corporativo como nas diferentes regiões que fazem parte desta governance.

Para que os hotéis sejam totalmente sustentáveis, necessitam de evoluções a nível de inovação que os tornem menos dependentes das fontes de energia fósseis.

 

O que falta para ser 100% sustentável? É este o caminho que qualquer hotel deve seguir para se destacar num mercado cada vez mais competitivo?

Para que os hotéis sejam totalmente sustentáveis, necessitam de evoluções a nível de inovação que os tornem menos dependentes das fontes de energia fósseis. Além disso, necessitam também que as soluções técnicas de redução do consumo de energia sejam mais acessíveis a todos os estabelecimentos hoteleiros, já que estes fazem parte da cadeia de valor de outras empresas, mais concretamente, fazem parte do alcance 3 nas emissões de carbono para estas empresas e muitas delas têm objetivos de redução de carbono e, por sua vez, vão ser exigentes com os hotéis.

Portugal tem sido reconhecido pelo seu compromisso com o turismo sustentável, incluindo o setor hoteleiro, o que lhe valeu elogios e reconhecimento a nível internacional; o seu foco na conservação do meio ambiente e da cultura local permitiram-lhe destacar-se neste âmbito

 

Tendo em conta que são uma cadeia internacional, como considera que está o setor hoteleiro em Portugal em comparação com outros países (especialmente na Europa) no caminho para a sustentabilidade? Estão já a preparar-se, estão conscientes desta necessidade…?

Em comparação com outros países europeus, Portugal tem sido reconhecido pelo seu compromisso com o turismo sustentável, incluindo o setor hoteleiro, o que lhe valeu elogios e reconhecimento a nível internacional; o seu foco na conservação do meio ambiente e da cultura local permitiram-lhe destacar-se neste âmbito.

Em termos de infraestruturas e políticas governamentais, têm sido implementados incentivos fiscais e programas de certificação no setor hoteleiro para fomentar práticas mais sustentáveis, como a utilização de energias renováveis, a gestão eficiente da água e a redução de resíduos.

A Associação de Hotéis de Portugal (AHP) proporciona orientação aos hotéis sobre as ações específicas que podem tomar para melhorar o seu desempenho em termos de ESG e cumprir com os standards de certificação.

Por conseguinte, podemos dizer que Portugal se encontra numa posição competitiva em comparação com outros países europeus.

Facilitar o caminho rumo à sustentabilidade da hotelaria em Portugal envolve vários agentes: medidas governamentais, incentivos, colaborações e ações internas da indústria hoteleira

 

O que poderia facilitar este caminho aos hotéis em Portugal?

Facilitar o caminho rumo à sustentabilidade da hotelaria em Portugal envolve vários agentes: medidas governamentais, incentivos, colaborações e ações internas da indústria hoteleira:

Acesso a financiamento: associado às iniciativas para realizar os investimentos necessários para tornar os hotéis mais sustentáveis.

Incentivos fiscais e financeiros: O governo pode oferecer incentivos fiscais e financeiros aos hotéis que implementem medidas sustentáveis, como a instalação de sistemas de energia solar, a adoção de práticas de gestão de resíduos e o uso eficiente da água. Estes incentivos podem incluir isenções fiscais, créditos fiscais ou subvenções para projetos sustentáveis.

Certificações e programas de apoio: O governo e as organizações relevantes podem estabelecer programas de certificação e oferecer apoio técnico para ajudar os hotéis a implementar práticas sustentáveis. Os nossos hotéis estão imersos na obtenção das certificações Green Key ou Green Globe.

Educação e formação: Podem proporcionar-se programas de educação e formação sobre sustentabilidade para as equipas dos hotéis. Na Accor 97% dos colaboradores da empresa concluíram uma formação de 6 horas sobre sustentabilidade ambiental, formação “School for change”.

Colaboração com a indústria: Fomentar a colaboração entre os hotéis, as autoridades locais, as organizações sem fins lucrativos e outros atores relevantes pode ser fundamental para impulsionar a sustentabilidade em toda a indústria.

Promoção e sensibilização: Promover a sustentabilidade através de campanhas de sensibilização pública e marketing pode ajudar a criar uma procura por parte dos turistas e destacar os esforços dos hotéis neste âmbito.

Ao implementar estas medidas, pode facilitar-se o caminho rumo à sustentabilidade para os hotéis em Portugal e ajudar a posicionar o país como um destino líder em turismo sustentável.

Por Inês Gromicho

Tags: accorhotelariasustentabilidade
Artigo anterior

APAVT assinala Dia Nacional do Agente de Viagens a 30 de maio

Próximo artigo

Bestravel inaugura nova agência na KidZania

Artigos Relacionados

Argentina com Lusanova & Air Europa (I): As muitas paixões de Buenos Aires
Reportagem

Argentina com Lusanova & Air Europa (I): As muitas paixões de Buenos Aires

16 de Junho, 2025
31
Política

Turismo de Portugal representa país na ONU Turismo com eleição para dois órgãos

16 de Junho, 2025
28
RoomRaccon: Hotéis independentes em Portugal lideram nas taxas de ocupação em 2023 face a outros países europeus
Inquéritos/Estatísticas

Hotéis de Lisboa lideram nas reservas diretas, segundo a GuestCentric

16 de Junho, 2025
28
Alentejo: Na Fabricaal, a tradição das mantas de Reguengos ainda é o que era mas a lã ganhou novas funções
Destino do mês

Alentejo: Na Fabricaal, a tradição das mantas de Reguengos ainda é o que era mas a lã ganhou novas funções

12 de Junho, 2025
75
Próximo artigo
Bestravel inaugura nova agência na KidZania

Bestravel inaugura nova agência na KidZania

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Notícias Populares

  • Dona Filipa e Penina Hotel & Golf Resort iniciam nova fase com mudança de direção

    Dona Filipa e Penina Hotel & Golf Resort iniciam nova fase com mudança de direção

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Argentina com Lusanova & Air Europa (I): As muitas paixões de Buenos Aires

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Esta app permite-lhe alugar um chapéu de sol na praia através de um clique

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Patrícia Correia é a nova diretora geral do Palácio de Tavira

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Um novo ciclo de seis anos para o turismo e a hospitalidade na Universidade Portucalense

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Noticias by Ambiente Magazine

Maiambiente continua a somar pontos junto dos seus clientes
Maiambiente continua a somar pontos junto dos seus clientes

A Maiambiente realizou um Inquérito de Avaliação da Satisfação do Cliente (IASC) de modo a quantificar a perceção dos mesmos face aos serviços prestados. A avaliação global da prestação da empresa [...]

Portugal e Brasil fortalecem relações no setor agroalimentar e destacam potencialidades do acordo UE-Mercosul
Portugal e Brasil fortalecem relações no setor agroalimentar e destacam potencialidades do acordo UE-Mercosul

O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes e o Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, visitaram a Feira Nacional da Agricultura (FNA25), em Santarém. A [...]

ADENE alerta Europa para urgência de tornar eficiência energética num ativo estratégico das redes elétricas
ADENE alerta Europa para urgência de tornar eficiência energética num ativo estratégico das redes elétricas

Nelson Lage, Presidente da ADENE, interveio como orador principal na sessão temática “Efficiency Meets the Grid”, dedicada ao papel da eficiência energética e da flexibilidade da procura na competitividade industrial [...]

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para lhe oferecer uma experiência mais relevante, lembrando as suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar “Aceito”, consente a utilização de todos os Cookies. Pode, no entanto, visitar "Preferências de Cookies" para um consentimento mais controlado.
Preferências de CookiesAceitar todos

Preferências de Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Os cookies, categorizados conforme necessário, são armazenados no seu browser pois são essenciais para a utilização das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa / navega no nosso site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Tem também a opção de desativar esses cookies. Mas a desactivação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessárias
Sempre activado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, receber feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
_gat1 minuteCookie instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Teste cookies ajudam a fornecer informações sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e das campanhas. Também acompanha o uso do site para o relatórios de análises. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam o site. Cria um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, a sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
Youtube2 yearsO YouTube define este cookie para registo dados estatísticos de videos incorporados de forma anónima.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysUm cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o utilizador obtém a interface do player nova ou antiga.
YSCsessionO cookie YSC é definido pelo Youtube e é usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas.
yt-remote-connected-devicesneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências do utilizado para vídeos incorporado do YouTube.
yt-remote-device-idneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizado, usando o vídeo incorporado do YouTube.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-necessarias1 yearSem descrição. Associado a Cookie law info
elementorneverEste cookie é usado pelo site e permite que o proprietário do site implemente ou altere o conteúdo em tempo real.
jnews_view_counter_visits[0]pastCookie que permite efectuar a contagem de visitas a uma determinada notícia sem efectuar duplicações.
GUARDAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC