AccorHotels lança RiiSE e renova compromisso de diversidade e inclusão

A AccorHotels revelou, no passado dia 24 de outubro, a nova identidade da rede internacional do grupo para promover a diversidade, que apresenta um duplo “ii” simbolizando os homens e as mulheres que “estão comprometidos com os valores de partilha de conhecimento, de solidariedade e de combater estereótipos”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Seis anos após a criação, a rede WAAG está a dar um novo passo, melhorando o compromisso do Grupo com a igualdade de género com um novo objetivo: “a diversidade, como um fator-chave do desempenho coletivo”, refere a mesma nota.

Renomeada “RiiSE” e aberta a homens e mulheres, esta rede opera em cinco continentes através da mobilização de comunidades regionais fortes. O grupo afirma que a sua ação baseia-se em particular na partilha de conhecimento através de um programa de mentoring, com 900 pares em cerca de 20 países em 2018, na promoção de talentos especialmente femininos para posições de responsabilidade, e no combate a todas as formas de discriminação.

Maud Bailly, chief digital officer de AccorHotels, e John Ozinga, CEO de AccorInvest, embaixadores da rede em conjunto, reafirmaram a ambição da RiiSE evidenciado até que ponto “a diversidade é um poderoso impulsionador do desempenho coletivo: é importante envolver homens, mulheres e gerentes no mais alto nível para dar o exemplo. Promover a diversidade de género é um dever de todos, independentemente do seu próprio género”.

Outra das principais crenças da RiiSE, referidas pelo grupo é que “nenhum progresso pode ser alcançado em termos de igualdade de género, justiça e diversidade sem o apoio dos homens, que atualmente representam 42% dos membros da rede”.

Além da igualdade de género, o conceito de diversidade do RiiSE também encoraja o surgimento de equipas mistas em termos de gerações e culturas. “ Somos uma empresa internacional a operar em 100 países, com uma riqueza de talentos que o RiiSE também deve desenvolver”, segundo Maud Bailly e John Ozinga.

O RiiSE, além da orientação e promoção da diversidade, “vai esforçar-se por combater os estereótipos, o sexismo quotidiano e o assédio sexual, através de campanhas de comunicação, conferências e workshops de sensibilização”, diz a mesma nota.

De acordo com o compromisso assumido por Sébastien Bazin para as Nações Unidas em 2015 como parte do programa #HeForShe, o RiiSE irá prosseguir o objetivo do Grupo de combater as desigualdades salariais e promover ativamente o reconhecimento de todos os talentos.

Desta forma, a AccorHotels, que já realizou progressos tangíveis em relação à igualdade salarial e representação feminina, estabeleceu a meta de ter “mais de 35% de gerentes de hotéis do sexo feminino até 2020 dentro da rede de mais de 4.600 hotéis”, c