AccorHotels tem novos compromissos ambiciosos

A AccorHotels apresentou recentemente o balanço do seu programa de desenvolvimento sustentável Planet 21 e renovou os seus compromissos para o horizonte 2016-2020.

Sébastien Bazin, CEO do Grupo, afirma que “o compromisso e a energia das equipas para implementar o Planet 21 em todo o mundo são formidáveis alavancas de performance sustentável. Cinco anos depois do seu lançamento, os resultados são muito encorajadores. E queremos, hoje, ser ainda mais ambiciosos ao apostar na inovação e na responsabilização. A segunda temporada deve permitir-nos criar riqueza sustentável e limitar os impactos negativos, graças à mobilização dos nossos colaboradores, clientes, parceiros e das comunidades locais. A nossa visão é abrir, em todos os lugares onde estamos implementados, novas vias para uma hospitalidade positiva, mais responsável e inventiva.”

Elaborado em colaboração com as equipas, o programa até 2020 reforça alguns compromissos fundamentais do Grupo, como a redução da sua pegada ambiental, e identifica novos objetivos em linha com a evolução do core-business e das prioridades estratégicas, tais como o Food & Beverage ou a gestão sustentável do património imobiliário pela HotelInvest.

Para acompanhar eficazmente os hotéis na implementação deste novo plano, a Carta 21, sistema interno de gestão do desenvolvimento sustentável para os hoteleiros, evoluiu e passou a designar-se Planet 21 in Action. Com um nível de ambição reforçada, o Planet 21 in Action espelha melhor as realidades operacionais e as especificidades locais. Mais flexível, este sistema apoia-se numa abordagem participativa onde cada hotel fixa os seus próprios objetivos e constrói o seu plano de ações. Uma base comum, composta por 16 ações obrigatórias, fixa um primeiro nível de compromisso exigente para os hotéis (nível bronze). Para ir mais longe e atingir os níveis superiores (prata, ouro e platina), o hotel seleciona as ações a desenvolver, de entre um conjunto de iniciativas possíveis, apropriando-se dos desafios e apostando na responsabilização social e ambiental dos seus colaboradores e dos seus clientes.

O Grupo apresenta um sólido balanço das ações levadas a cabo entre 2011 e 2015. Em cinco anos, dois terços dos 21 objetivos do programa foram superados e mais de 90% dos hotéis comprometeram-se num processo de progresso contínuo.