ACISO faz balanço positivo dos WITR 2020

ACISO faz balanço positivo dos WITR 2020

Categoria Advisor, Associativismo

Com início a 5 de março, em Fátima, terminou este sábado, na Guarda, a oitava edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR). Os primeiros dois dias tiveram lugar em Fátima e foram marcados pela sessão oficial de abertura e conferência inaugural e pelas reuniões comerciais e de negócios. Na Guarda alguns dos participantes que também trabalham o turismo judaico, tiveram oportunidade de continuar a descoberta turística do país e as reuniões de negócios centradas neste segmento. Até amanhã, terça-feira, realizam-se ainda pós-tours nas zonas Centro e Norte de Portugal.

Com o anúncio do adiamento da BTL para maio, a organização dos WITR  refere em comunicado que “oitenta e seis dos participantes profissionais estrangeiros no WITR que integrariam de seguida a BTL, viram cancelada a sua participação neste evento internacional em Lisboa, que tinham agendada para quarta e quinta-feira, motivo pelo qual 30 deles irão regressar a Fátima”.No mesmo documento, a organização agradece ainda o “apoio dos empresários da cidade” que vão acolher os participantes de forma gratuita “nos hotéis de Fátima”.

Outros participantes, cerca de 30, mesmo sem a realização da BTL, optaram por deslocar-se a Lisboa por iniciativa própria, para visita à cidade. Os restantes anteciparam a viagem de regresso aos seus países.

As estatísticas

Apesar de algumas desistências, de (35) hosted buyers e de (22) suppliers, justificadas com os receios relacionados com o surto de coronavírus / Covid 19, apenas quatro países ficaram sem representação no evento – a Costa do Marfim, a Croácia, a Nova Zelândia e o Uruguai, uma vez que a maioria dos países contava com a inscrição de várias delegações. Deste modo, nos WITR 2020 estiveram delegações de 47 países. A sessão e conferência inaugural, que foram abertos à participação de todos os interessados nos temas apresentados, contaram cerca de 600 participantes, incluindo os participantes profissionais.

Em jeito de balanço, Purificação Reis, presidente da direção da ACISO, afirma que “além da elevada participação que registámos, é importante referir que a edição deste ano volta a confirmar este evento como um dos mais importantes a nível internacional para a promoção do turismo religioso e de peregrinação em Portugal e ocasião especial para o estabelecimento de bolsas de contactos de negócio entre os participantes”.

Pela primeira vez, as reuniões comerciais e de negócios tiveram lugar numa tenda montada no parque 12 do Santuário de Fátima. “Dificilmente poderemos voltar atrás, se continuarmos com igual ou maior número de participantes. A conferência inaugural manteve-se no excelente espaço do anfiteatro do centro pastoral, mas percebemos que a tenda foi um espaço mais apto para receber as mais de 5.000 reuniões B2B realizadas. Também os expositores nos transmitiram o agrado por este lugar, mais amplo e circulável”, explica Purificação Reis.

O Workshop Internacional de Turismo Religioso é uma iniciativa da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima que ocorre anualmente, desde 2012. A sua organização esteve a cargo da Aciso, com o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Ourém, Santuário de Fátima, Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Agência Regional de promoção Turística Centro de Portugal e Câmara Municipal da Guarda.

Foto cedida pela ACISO