Açores: “Despertámos o interesse internacional”

O secretário regional de Turismo dos Açores, Mário Mota Borges, destaca que o posicionamento do destino tornou-o competitivo no campo internacional e que, em 2022, o arquipélago terá “uma diversidade inédita” de companhias aéreas a operar.

Se este ano, os Açores registaram a estreia de rotas desde destinos europeus como Frankfurt, Genebra, Paris e Madrid, para 2022 as confirmações de novas rotas para o destino vão além do continente europeu. Além das já confirmadas operações desde o aeroporto de London-Heathrow com a British Airways, Paris Orly e Amesterdão com a Transavia, está também garantida a operação anunciada pela companhia norte-americana United que liga Newark a Ponta Delgada.

O posicionamento dos Açores como destino atrativo para as companhias aéreas internacionais levam o secretário Regional de Turismo dos Açores a afirmar que o arquipélago despertou “o interesse internacional”. Mário Mota Borges, que falava na sessão de abertura daquela que é a primeira edição do VisitAzores Tourism Fórum, com o tema “Conhecimento e Inovação”, considerou que, no próximo ano, o destino vai registar “uma diversidade inédita” de companhias aéreas a voar para a região.

O crescimento da procura internacional, que nos Açores “está a superar em muito o de qualquer outra região [turística] nacional”, é, para Mota Borges resultado do “trabalho conjunto e concertado” dos agentes do setor no destino, pois, só assim, afiança, “conseguimos obter resultados de excelência”. “O resultado de toda esta dinâmica do destino Açores está à vista, fomos a região nacional que mais cresceu em dormidas nos primeiros nove meses do ano”, constatou o secretário Regional de Turismo, adiantando ainda que, com os resultados de outubro, o número de dormidas deverá apresentar-se apenas 24% abaixo do verificado em 2019.

As “características únicas das ilha”, o desempenho no combate à pandemia ou o posicionamento como destino turístico sustentável são alguns dos atributos enumerados pelo responsável para justificar a “atractividade e a capacidade competitiva” que a região registou este ano enquanto destino turístico.

A verdade é que estão quase certas a continuidade das novas rotas que se estrearam para o destino neste último verão, como afiançou à Ambitur, Luís Capdeville Botelho, CEO da Associação de Turismo dos Açores (ATA). “Lufthansa, Swiss Air, Iberia, não estão todas confirmadas, mas de acordo com os dados que temos neste momento a vontade das companhias é de manter e, algumas delas, até estender as operações durante o próximo ano. O que é um dado extremamente positivo”, atestou.

Contudo, foi o mercado nacional aquele que teve “uma importância fundamental” para os Açores, tendo apenas registado um decréscimo ao nível de número de dormidas na ordem dos 5% quando comparando com o ano de 2019, segundo dados apresentados pelo CEO da ATA. “A partir do mês de junho, temos batido recordes no mercado nacional”, assegurou o mesmo responsável.

Continuar a promover os Açores como destino “seguro e sustentável” é a premissa do destino para o futuro, como realçou Mota Borges: “Precisamos potenciar a nossa imagem turística, e afirmar uma marca e identidade forte e consistente que garanta o adequado posicionamento dos Açores no competitivo campo internacional”.

Para tal, o secretário Regional de Turismo dos Açores destacou a importância de se efetuar investimentos ao nível da “personalização e digitalização” do setor. “Será essencial um modelo de turismo inteligente onde as decisões são suportadas por dados fidedignos e atualizados, e onde a margem de erro se esbate”, sublinhou, realçando ainda que este modelo possa permitir “aferir de forma precisa a eficiência de cada iniciativa” desenvolvida. “Acreditamos que isso nos dará a informação e o conhecimento adequados para seguir uma estratégia de diversificação e valorização do destino, e dispersão de fluxos turísticos por todas as ilhas e, tendencialmente” ao longo de todo o ano”, reforçou, aludindo ao facto de serem estes os temas em debate durante o VisitAzores Tourism Fórum, que tem lugar em Ponta Delgada até esta terça-feira, dia 30.

Com este modelo de turismo inteligente, no qual a região já dá passos consistentes, o governante açoriano acredita que será possível continuar a afirmar a região como um “destino de excelência” e que esta assuma o seu papel na “liderança rumo a um futuro sustentável”.

Novo VisitAzores.com

Uma das novidades anunciada pela Associação de Turismo dos Açores no campo da digitalização é o lançamento, no início do próximo ano, do novo VisitAzores.com. Segundo Luís Capdeville Botelho, o renovado portal vai apresentar uma imagem “moderna” e vai contar com um especial foco nos conteúdos e nos produtos turísticos, além de ferramentas úteis para o trade a apresentar aquando do lançamento.

“Vamos marcar uma nova etapa ao nível da promoção”, destacou o responsável, justificando a renovação daquele que é considerado “o rosto, a entrada dos turistas na nossa região”.