Açores eleitos destino turístico preferido da APAVT para 2023

Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agentes de Viagem e Turismo (APAVT) revelou, na passada quinta-feira, que os Açores são o destino preferido da associação para o ano de 2023. O anúncio foi feito no segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa.

O presidente da APAVT elencou várias razões para a escolha. A principal deve-se à “verdadeira onda de modernidade, quer do ponto de vista dos fatores de atração, quer do ponto de vista do trabalho que tem sido feito para preservar a sustentabilidade”, referiu o presidente da APAVT, durante o seu discurso.

Pedro Costa Ferreira destacou ainda o metódico trabalho feito em parceria com a região, expressando felicidade pelos resultados alcançados. Outro aspeto que não ficou em vão foi o seguimento do Congresso APAVT 2022, que aconteceu nos Açores e facilitou, no final, a escolha do destino preferido.

“Promover o turismo e, ao mesmo tempo, dinamizar a região num dos seus eixos de desenvolvimento económico mais importantes” foi o imperativo que levou a melhor na tomada de decisão.

Já do lado do eleito, na representação de Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, a sensação é de recompensa. “Todos os dias trabalhamos para que isso seja uma realidade”, afirmou a responsável. O anúncio de destino preferido da APAVT, durante a BTL, é “muito gratificante”, porque, explicou Berta Cabral, confirma que o caminho traçado até ao presente é o certo.

A secretária regional salientou ainda “todos aqueles que contribuem, na sua quota-parte, para o sucesso do turismo dos Açores”. O arquipélago é um destino turístico recente, mas que tem vindo a afirmar-se de forma consistente, “ancorado no princípio da sustentabilidade”.

Natureza, aventura, preservação dos recursos naturais, sustentabilidade ambiental… todos estes elementos que Berta Cabral refere potenciam sobremaneira a sustentabilidade económica e a social. “O turismo só é bom para quem nos visita se for bom para os resistentes”, termina a responsável do turismo açoriano, depois de fazer notar que os Açores são “um destino onde todos os outros setores são alavancados pelo turismo”.

O “caminho de sucesso” que tem valor acrescentado nesta eleição já havia sido apresentado no dia anterior, no stand dos Açores, na BTL, Pavilhão 1, através da apresentação das linhas gerais do plano estratégico de marketing do turismo do arquipélago. Berta Cabral destacou-o. “Numa lógica de sermos quem somos: genuínos, singulares, diferentes, exclusivos, e proporcionar experiências a quem nos visita.