Açores já tem Roteiro de Arquitetura Contemporânea

O arquipélago dos Açores já tem um Roteiro de Arquitetura Contemporânea, apresentado recentemente pela Delegação açoriana da Ordem dos Arquitetos. Trata-se de uma plataforma digital que integra obras construídas e concluídas no arquipélago depois de 1950.
Ao todo fazem parte do Roteiro 51 obras, distribuídas por oito das nove ilhas do arquipélago. Disponível em português e inglês, o Roteiro oferece imagens e informação sobre cada uma das obras, designadamente localização, data de construção, arquitecto autor e um pequeno texto de enquadramento do edifício.
Para o presidente da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos, arquiteto Carlos Marques, as ilhas albergam um conjunto de obras de arquitetura com “grande valor e qualidade na região que é perfeitamente desconhecido” dos habitantes e por “grande parte” de quem visita o arquipélago. É com o “objetivo de sistematizar estas obras que lançamos o site. Pretendemos que as pessoas, ao deslocarem-se aos Açores, possam juntar esta componente de visita de arquitetura, um turismo de arquitetura que já existe na Europa e no mundo, que pode ser bem condensado e sistematizado por este site”.