Açores ocupa primeiro lugar de crescimento relativamente às dormidas

Desde a entrada da easyJet e da Ryanair nos Açores, em março deste ano, com a liberalização do respetivo espaço aéreo, o arquipélago tem liderado no crescimento dos indicadores turísticos, sendo a única região a crescer a um ritmo de 20% e ocupando o primeiro lugar de crescimento no que respeita as dormidas. É uma subida de dois dígitos, a roçar os 20% entre janeiro e julho. Foram quase 690 mil dormidas nesse período.

O impacto faz-se sentir naquele que é o maior grupo hoteleiro da região, o Grupo Bensaúde, “sobretudo em São Miguel, onde foram criadas novas rotas aéreas”, disse ao Jornal de Negócios a administradora do Grupo Bensaúde, Marta Sousa Pires. A empresária dá o exemplo do reforço realizado pela SATA em território americano, nomeadamente nos Estados Unidos e no Canadá, beneficiando dos laços culturais que existem entre os vários territórios.

A época baixa não parece por isso consistir numa preocupação tendo em conta o “crescimento sustentável” que a região tem apresentado. “Está a ser um ano bastante positivo e espero que assim continue”, conclui Marta Sousa Pires.

Todavia, os dados do INE mostram uma ligeira quebra da estada média nos Açores em julho, de 3,19 para 3,13 noites face ao mesmo mês de 2014. Em julho de 2015, a taxa de ocupação das unidades hoteleiras açorianas rondou os 64%.