(Actualizada)Hotéis nacionais longe das cinco estrelas no Facebook

(ACTUALIZAÇÃO)No seguimento da divulgação do estudo da E. Life, abaixo indicado na notícia de 17/10/2014, o The Yeatman veio rectificar os dados avançados pela empresa, indicando que, ao contrário do que o estudo aponta, “o hotel tem uma forte presença e possui uma estratégia delineada no que diz respeito ao Facebook, mas também noutras redes sociais, como por exemplo o Instagram”. A unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia divulga assim os dados estatísticos da sua página que apontam para que, na semana de 26 de Setembro e 2 de Outubro, a página do Facebook do The Yeatman teve 399 Novos Likes, 25 posts, 4.095 interacções directas nos posts (likes, shares ou comentários) e 212.474 impressões da página. Notícia de 17/10/2014: O sector hoteleiro português regista uma classificação muito abaixo das cinco estrelas no que diz respeito ao seu desempenho no Facebook. Esta é a principal conclusão de uma análise realizada, entre 26 de Setembro e 2 de Outubro, pela E.Life – empresa de Inteligência de Mercado e Gestão de Relacionamento nas redes sociais – às cinco páginas de Facebook de hotéis, escritas exclusivamente em português, com mais fãs nesta rede social. A página das Pousadas de Portugal é a que contabiliza mais fãs, aproximando-se dos 250 mil seguidores. Em segundo lugar, e a assinalar o maior crescimento de todas, está o hotel Horta da Moura, que tem mais de 162 mil fãs, dos quais mais de mil foram conquistados durante o tempo do estudo. Esta unidade de turismo rural, situada em Monsaraz, destaca-se por ser também a página mais activa, uma vez que publicou, no período em questão, um total de sete posts, perfazendo uma média de um post por dia. Também vence no talking about (menções feitas pelos fãs das páginas e utilizadores fora delas), ultrapassando as 53 mil referências, e está à frente nas interacções (likes, comentários e shares realizados nas publicações das páginas), com mais de duas mil, das quais a grande maioria são likes Com cerca de 125 mil fãs, a página dos Hotéis Vila Galé surge no terceiro lugar da tabela no que toca ao “Número de Fãs”, seguindo-se o The Yeatman Porto (36 mil fãs) e o H2otel (32 mil fãs). Apesar de ter o menor número de fãs, o hotel localizado em Unhais da Serra alcança o segundo lugar da tabela do número de posts publicados pelas fan pages, com o registo de cinco publicações em sete dias. Já as páginas das Pousadas de Portugal, Hotéis Vila Galé e The Yeatman Porto publicaram, cada uma, apenas um post numa semana. É também do H2otel a página que ganha quando se avalia o engagement (métrica que relaciona interacções na página com número de posts e número de fãs no período de tempo), com uma média de 0,28 por cento. Esta unidade hoteleira também sobressai quando contamos as interacções, com 417 reacções dos utilizadores aos seus conteúdos, dos quais a maior parte são likes (317). Com a menor popularidade de todos no Facebook durante os dias da análise, estão os Hotéis Vila Galé com um resultado pouco acima das três mil menções (métrica talking about). A página do The Yeatman Porto é aquela que obtém menos reacções por parte dos utilizadores, tendo contabilizado apenas oito likes de 26 de Setembro a 2 de Outubro.