Adega Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa – Vinhos de qualidade com o selo Marca Açores

by Inês Gromicho | 7 Janeiro 2021 11:19

Foi em 1962 que a Adega Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa colheu vinho pela primeira vez, depois de ter criado os seus primeiros estatutos quatro anos antes. De lá para cá o crescimento tem sido notório, resultando da vontade e necessidade dos produtores da Graciosa organizarem a venda dos seus produtos através de uma entidade que garantisse igualmente a qualidade de toda a produção que é entregue.

[1]João Picanço, presidente da Adega Cooperativa, recorda que ao início “só recebia vinhos brancos, verdelhos, arintos e terrantez. Depois, com a necessidade dos sócios, começou a receber vinhos tintos, de cheiro e outros”.

Além do vinho, que se encontra nas castas naturais da ilha em verdelho, arinto ou terrantez, chegando sobretudo de Santa Cruz e de Guadalupe, a Adega Cooperativa da Ilha Graciosa quis criar novos estatutos que lhe permitissem trabalhar com outros produtos. E assim começa a trabalhar com a meloa, o alho, a compota de uva e de meloa.

João Picanço não tem dúvidas porém que o ex-libris da Adega é o vinho Pedras Brancas, feito de verdelho, arinto e boal, com uma categoria DOP e um dos vinhos com maior frescura devido à sua acidez, perfeito para acompanhar mariscos peixes e queijo. Mas destaca também o vinho tinto e o vinho rosé “Alma da Nossa Ilha”.

É verdade que, ao longo do tempo, se introduziram algumas máquinas no processo de plantio, recolha e entrega mas o presidente da Adega garante que o cerne do trabalho advém dos conhecimentos partilhados, “uma combinação perfeita a que se junta o selo Marca Açores”. E, neste momento, todos os produtos comercializados pela Adega Cooperativa têm o selo Marca Açores, um reconhecimento que o produto é original e “uma mais-valia para um produto da terra”.

O futuro da Adega Cooperativa da Ilha Graciosa passa, necessariamente, pela diversificação de produtos. Tendo por base produtos como o alho da Graciosa, conhecido pela casca rosa e sabor intenso, ou a meloa de casca rugosa e doce, a Adega pondera, por exemplo, ter pasta de alho e o mel da Graciosa. Sempre com a qualidade dos Açores.

Endnotes:
  1. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/adega-ilha-graciosa2.jpg

Source URL: https://www.ambitur.pt/adega-cooperativa-agricola-da-ilha-graciosa-vinhos-de-qualidade-com-o-selo-marca-acores/