Decorreu no passado dia 27 de junho a segunda conversa “Be Our Guest”, o novo projeto da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A sessão recebeu João Pedro Figueira, Diretor de Operações da Ace Hospitality Management.
Numa sessão que contou com diversos associados da ADHP e players do setor, João Pedro Figueira abordou temáticas centrais na discussão do controlo de custos, cada vez mais relevante “pela conjuntura atual”. O Diretor de Operações da Ace Hospitality Management destacou o papel de um “bom controlo de custos” para a implementação de uma estratégia sólida: “Permite entender melhor o negócio, ajuda a tomar decisões fundamentadas, permite criar um histórico importante para novas estratégias, é uma excelente ferramenta de budget, deteta de forma fácil desvios que podem ser corrigidos a tempo útil”.
Realçando a componente de F&B como especialmente desafiante para o controlo de custos, João Pedro Figueira elencou um conjunto de boas práticas que resultam na diminuição do desperdício e na entrega de um produto final de elevada qualidade. Entre o “acompanhamento da sazonalidade dos alimentos, o correto armazenamento dos ingredientes, o redesenho frequente das cartas e o recurso a máquinas para uma maior segurança alimentar”, o gestor apresentou soluções com impacto significativo no desempenho financeiro de um hotel, pode ler-se num comunicado.
O Diretor de Operações da Ace Hospitality Management discutiu, ainda, “o papel da estandardização para o bom funcionamento de uma unidade”, numa altura em que a alta rotatividade de profissionais se tornou num desafio particularmente dispendioso para os hotéis. “Manuais de procedimentos vão dar segurança a todo o processo [de trabalho] e minimizar custos. Cada vez que conseguimos mostrar a um colaborador, de forma sistemática, como vai ser o dia a dia dele, vai dar-lhe conforto e vai permitir-nos trabalhar de forma sustentada”, refere.
Neste capítulo, João Pedro Figueira alertou para a importância da valorização dos funcionários e para o seu envolvimento nas tomadas de decisões. Incidindo sobre a questão dos recursos humanos, o gestor sublinhou o papel dos benefícios na felicidade dos profissionais e deixou uma palavra à reinvenção das formas de trabalho tradicional, como sistemas que conjuguem o teletrabalho. “Olhar para um colaborador e perceber o património que se tem é uma vantagem grande. Deve haver uma atenção redobrada para que a pessoa seja feliz no trabalho e consiga acrescentar valor – o cliente certamente vai notar isso”, considerou João Pedro Figueira, destacando, ainda, o valor dos estágios e da relação entre a academia e o mercado laboral.
O orador convidado elencou, também, um conjunto de ferramentas de análise que asseguram uma gestão de custos mais eficiente e fundamentada, destacando a importância, a nível do diagnóstico e da previsão, dos indicadores de performance (KPI) e da informação histórica.
As conversas “Be Our Guest” convidam diretores de hotéis de referência a falar sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo e são organizadas pela ADHP na última segunda-feira de cada mês, às 19h.
A ADHP disponibilizou a segunda conversa “Be Our Guest” no seu canal de YouTube: