“Adoramos a Nossa Gastronomia” pretende gerar mais tráfego para a restauração

“Promover o que de melhor tem o nosso país, a gastronomia, e gerar mais tráfego para a restauração” são os dois grandes objectivos da ideia pioneira em Portugal, “Adoramos a Nossa Gastronomia”, que está a percorrer o país inteiro desde Abril, explicou Márcio Cruz, Director de Relações Externas e Comunicação da Coca-cola. A iniciativa, promovida pela coca-cola, “aproveitando um momento de turismo para o associar à marca coca-cola”, convida todos os portugueses a saborear uma seleção de pratos típicos de várias regiões, em mais de mil restaurantes por todo o país, reinterpretados pelo Chef Alexandre Silva que, com a sua criatividade e imaginação, os transforma em pratos completamente diferentes dos convencionais, mantendo apenas os ingredientes dos mesmos.

Esta rota gastronómica, que está a percorrer 14 regiões de Portugal continental e ilhas até julho e, terá como ponto alto, um evento que reunirá os melhores sabores nacionais em Outubro, esteve ontem em Lisboa com uma reinterpretação de um prato típico de Lisboa, o “bitoque”. Alexandre Silva, aproveitou o momento, para desafiar todos os presentes a pensarem sobre a vasta cultura gastronómica portuguesa. “Vale a pena pensar que, num país tão pequeno como Portugal, temos14 pratos típicos e, por exemplo, na China, que é um país tão grande, temos apenas três. Nunca ninguém parou para pensar sobre isto”, alertou o Chef escolhido para cozinhar e surpreender de Norte a Sul do país.

“Adoramos a Nossa Gastronomia” tem como meta final a eleição dos cinco melhores restaurantes entre os seleccionados pelos consumidores. A votação pode ser feita através do site “históriasfelizesparacomer.cocacola.pt” ou através de uma mensagem gratuita via telemóvel. O melhor restaurante será eleito pelo Chef Alexandre Silva e estará no evento final, um festival de gastronomia, a realizar-se dia 2 e 3 de Outubro, no Pavilhão de Portugal. “Já existe um conceito de festivais de gastronomia em Portugal mas de rua não. A grande diferença da nossa iniciativa é aproveitar os pontos de venda e todas as condições já existentes para que os consumidores os passem a visitar, numa altura em que o sector da restauração se queixa muito da falta de clientes”, esclareceu Mário Cruz. “Temos tido muitas votações no site e um bom feedback dos clientes e consumidores que nos congratulam pela iniciativa. Numa primeira fase está a correr bastante bem”, acrescentou Rita Churra, da organização do evento.