Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

O Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo foi o único no país a registar crescimento no movimento de passageiros no acumulado dos primeiros oito meses do ano, segundo divulga uma nota da secretaria regional de Turismo e Cultura da Madeira. Os mais de 2,5 milhões de viajantes verificados de janeiro a agosto fizeram com que conseguisse +14,5% do que em igual período de 2019. Ao invés, os aeroportos de Lisboa, Faro, Porto e Ponta Delgada, perderam, respetivamente, -13,6%, -11,4%, -6,8%, e -1,7%.

Cingindo unicamente ao mês de agosto, o aeroporto que mais cresceu em Portugal ao nível dos passageiros foi o madeirense. Os cerca de 421 mil passageiros representaram +32,2% do que no mês homólogo de 2019. Lisboa perdeu -5,8% e Faro viu diminuir o número de viajantes em -11,2%.

No movimento de aeronaves, a Madeira voltou a liderar o aumento percentual em todo o território nacional no acumulado dos primeiros meses já que as cerca de 18,7 mil operações de aterragens e de descolagens se cifraram em +11,7% do que os mesmos meses de 2019. Os demais aeroportos do continente não só não recuperaram como perderam muito tráfego, com Lisboa a ver fugir -11%, o Porto -8,3% e Faro -8,7%.

No que respeita unicamente aos números de agosto, os cerca de 2,9 mil movimentos fizeram que o aeroporto insular se destacasse na liderança da recuperação ao apresentar um aumento de 26,3% em comparação com o mês homólogo de 2019. Lisboa, Porto e Faro perderam, respetivamente, 6,1%, 2,7% e 7%.

O secretário Regional de Turismo e Cultura releva a importância deste registo extremamente positivo, que realça resultar do “trabalho desenvolvido, continuamente, pelo Governo Regional da Madeira e pela Associação de Promoção da Madeira para que este crescimento aconteça de forma sustentada, com a recuperação de operações e na concretização de novas rotas”.

Eduardo Jesus realça igualmente que estes aumentos registados em agosto, assim como nos meses anteriores, que se destacam no todo nacional, resultam das ações promocionais com os operadores e com os mercados nacionais e internacionais para que a notoriedade do destino seja ampliada e igualmente da entrada na Região, este ano, da ‘Ryanair’, com 10 rotas nacionais e internacionais, cinco das quais foram novas, que refere traduzirem uma aposta do GRM e que contou com apoio do Turismo de Portugal e da ANA.